À luz da história das filosofias

Nathan Braga Fontoura

Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

12/12/2023 • Coluna ANPOF

A palavra “filosofia” compreende inúmeras significações; ela assume diferentes sentidos a partir de diferentes perspectivas: “amor à sabedoria”, “esclarecimento conceitual”, “modo de vida”, “sistema de pensamento” etc. Estas são algumas das denominaç&oti (…)

Solidários com quem?

Filipe Campello

Doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt, pós-doutorado pela New School for Social Research (Nova York). Professor de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

07/12/2023 • Coluna ANPOF

O modo como a Alemanha tem lidado com o conflito Israel-Hamas demonstra que questões de memória e reparação estão longe de serem inequívocas. Enquanto nos protestos se viam cartazes dizendo “free palestine from german guilt” (liberte a palestina da culpa alemã), é também verdade q (…)

Anpof subscreve Protocolo de Enfrentamento da Violência de Gênero elaborado pela RBMF

06/12/2023 • Notícias ANPOF

A violência de gênero é um dos fatores relacionados à persistente desigualdade de gênero  nos cursos e departamentos de filosofia do país. Em seu compromisso de lutar contra o  preconceito acadêmico, a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas apresentou à comunidade filosó (…)

Um Ensino Médio de verdade precisa ter Filosofia

Comissão de Ensino de Filosofia da Anpof

06/12/2023 • Coluna ANPOF

O incremento do Ensino Médio tem reservado nuances bem particulares nos últimos anos. Com a inclusão de sua obrigatoriedade na Constituição Federal, inúmeras políticas públicas começaram a ser desenvolvidas na tentativa de ofertar para todos e todas uma educação de qualidade, es (…)

Diretoria da Anpof parabeniza Marcos Nobre por premiação de seu livro "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro"

06/12/2023 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof vem por meio desta nota dar os parabéns ao professor Marcos Nobre pela premiação do seu livro "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro" (Todavia, 2022), na categoria Ciências Sociais do Prêmio Jabuti 2023.  Embora o prêmio se refira especificamente a e (…)

Dissidentes de gênero: primeiro chamado

Lis Macêdo de Barros

Mestra em Filosofia pela USP. Doutoranda em Filosofia pela UFABC

Agnes de Oliveira Costa

Mestra em Filosofia pela USP. Doutoranda em Filosofia pela UFRN.

05/12/2023 • Coluna ANPOF

Desembainha a espada Calcula para vencer Feitiço e intercessão Mata o mundo pra não morrer Batalha travada, declínio colonial Fúria flamejante, traveco sobrenatural (Ventura Profana, 2021) Iniciamos este texto dizendo que ele é um chamamento, um ataque, uma busca por agenciamentos, por encontros, por algo (…)

Nota de pesar: Nêgo Bispo

05/12/2023 • Notas e Comunicados

Nêgo Bispo, o Filósofo do Quilombo, não mais se encontra entre nós. Infelizmente, essa Diretoria tem de dizer da morte, das despedidas de quem nos enriquece com saberes tão fundamentais. Mas a Filosofia se encanta a cada dia. E nesse encantar o fogo que queima faz criar. Na poesia filosófica de Nêgo Bispo, a (…)

Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFS

01/12/2023 • Notícias ANPOF

  A Diretoria da Anpof, na figura do presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFS no dia 30 de novembro. Estiveram presentes na reunião o coordenador do PPG, Prof. Dr. Christian Lindberg, e parte de seu cor (…)

Ressonâncias do texto "o machismo nosso de cada dia não rima com filosofia"

GT Filosofia e Gênero da Anpof

30/11/2023 • Coluna ANPOF

O texto preciso e corajoso de Cinara Nahra faz uma reflexão necessária sobre o ambiente predominantemente masculino da área acadêmica da filosofia no Brasil. Além de mostrar os números da dissimetria de gênero[1], a autora também analisa as práticas cotidianas que ajudam a aprofundar a desigual (…)

Nota de pesar - Claudio Henrique Marcos

29/11/2023 • Notas e Comunicados

Claudio Henrique Marcos foi aluno dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei entre 2012 e 2016. Na UFSJ, atuou como bolsista de Iniciação Científica no campo da Filosofia Política sob a orientação do Prof. Luiz Paulo Rouanet e como monitor em Fi (…)