Os caminhos de 22 (ou dizer não ao não)

Rodrigo Ornelas

Doutor em Filosofia e membro do GT Poética Pragmática (UFBA)

01/12/2021 • Coluna ANPOF

Este é o segundo artigo da pequena série que comecei a publicar aqui no contexto das celebrações do centenário da nossa Semana de Arte Moderna – dando sequência a Necessidade da vacina antropofágica. Tomo-a, no entanto, mais como um marco, como referência simbólica, mais do que um evento (…)

Obra de Hannah Arendt é a mais profunda sobre liberdade política, diz professor

30/11/2021 • Clipping

Richard J. Bernstein lança no Brasil livro sobre pensamento da filósofa e discute, em entrevista, atualidade de seus conceitos. Leia mais (…)

Pelo menos 52 pesquisadores da Capes que atuam em avaliação renunciam coletivamente

30/11/2021 • Clipping

Cinquenta e dois pesquisadores da área de Matemática, Probabilidade e Estatística (Mape), e da área de Física da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) renunciaram coletivamente aos cargos. Em duas cartas, uma da semana passada e outra desta segunda-feira,  os cien (…)

Após reunião com diretores, Secretaria de Educação decide manter Filosofia na grade curricular da rede municipal de Porto Alegre

30/11/2021 • Clipping

Após reunião realizada na tarde desta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre decidiu manter a disciplina de Filosofia na grade curricular da rede de ensino municipal. A proposta de retirar a matéria e incluir o Ensino Religioso como conteúdo obrigatório no Ensino Funda (…)

Nota pública da SBPC sobre a crítica situação do CNPq

30/11/2021 • Notas e Comunicados

Hoje, é o último dia para o governo mandar ao Congresso o PLN que reconstitui o orçamento do CNPq, atualmente insuficiente para cumprir um planejamento de atividades que inclui o atendimento às importantes ações que são o Edital Universal, o financiamento dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnolo (…)

"Uma das principais contribuições das filosofia(s) africana(s) é um senso de responsabilidade teórico e social", entrevista com Aline Matos da Rocha

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

24/11/2021 • Entrevistas

Nesta última entrevista da séria teias ananseanas de filosofias africanas no/do Brasil, a doutoranda em Metafísica na UnB foi entrevistada por Adilbênia Machado e Luís Thiago Freire Dantas e falou sobre sua missão de descolonizar a filosofia por meio de pensadoras negras, que trazem novos conceitos e saberes/fazer (…)

"Não se trata apenas de ampliar o cânone, mas de pensar em outros modos de fazer a própria filosofia", entrevista com prof. Dr. Wanderson Flor do Nascimento (UnB)

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

23/11/2021 • Entrevistas

O professor Dr. Wanderson Flor do Nascimento (UnB) é o responsável pelo site filosofia-africana, que, desde 2015, reúne centenas de materiais em língua portuguesa que subsidiam pesquisas sobre a filosofia africana e afro-brasileira, assim como servem de apoio para material didático. Nesta entrevista, a qu (…)

Manifesto Coletivo de Filósofas Negras

23/11/2021 • Coluna ANPOF

Somos um coletivo de mulheres negras filósofas. Nosso Coletivo é um espaço de compartilhamento e diálogo sobre nossas experiências pessoais, de ensino e pesquisa no campo da Filosofia. Dispondo da interseccionalidade como ferramenta analítica de investigação e práxis crítica, estamos co (…)

"Só queremos nosso lugar ao sol!" - entrevista com prof. Dr. Eduardo Oliveira (UFBA)

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

22/11/2021 • Entrevistas

A série teias ananseanas de filosofias africanas no/do Brasil segue hoje com uma entrevista feita com o professor Dr. Eduardo Oliveira (UFBA). Nesta conversa, conduzida por Adilbênia Machado e Luís Thiago Freire Dantas, Eduardo, que tem pós-doutorado em Filosofia pela UFABC, explica sobre a trilogia da ancestralidde, um conjunt (…)

Consciência Racial

22/11/2021 • Podcast Anpof

Neste episódio que integra nosso especial Novembro Negro, recebemos o podcast Filosofia Pop para discutir sobre consciência racial. O professor Marcos Carvalho Lopes (UNILAB) convidou a professora Matilde Ribeiro (UNILAB) e o professor Kabengele Munanga (USP/UFRB) para essa conversa. Fecha o episódio a canção Descoloniza (…)