Metadpocast: Filosofia e Formação

29/10/2021 • Podcast Anpof

O mês sobre Ensino de Filosofia, em outubro, foi encerrado com um super podcast: reunimos professores e professoras de filosofia que, além de tocarem suas pesquisas na área, vêm participando ativamente da produção de podcasts: Perdidos na Paralaxe, Hiperbólico, Pensatório, Radio Murucutu e Uma Fil&oac (…)

Marilena Chaui é a indicada pela Anpof ao Prêmio "Carolina Bori Ciência & Mulher"

29/10/2021 • Notícias ANPOF

Anpof indicou a professora Marilena Chaui (USP) para a 3ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Todas as sociedades científicas afiliadas podem fazer indicações de cientistas brasileiras destacadas de inst (…)

Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, uma viagem!

Lara Sayão

Profa. (NEFI/UERJ - SEEDUC/RJ) e GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

Daniel Gaivota

Prof. (NEFI/UERJ - SEEDUC/RJ)

28/10/2021 • Coluna ANPOF

O que é uma olimpíada de filosofia? Pode a filosofia ser olímpica? Uma competição? Quais seus fundamentos, qual sua origem, a que se propõe, a quem interessa? Que contribuições pode trazer para o ensino de filosofia? O que é avaliado, mensurado? A retórica, a lógica, a estrutura (…)

Ensino de Filosofia na Pós-graduação: entrevista com a Profa. Dra. Tais Silva Pereira e o Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal

Maria Cristina Theobaldo

Profa. (UFMT)

27/10/2021 • Entrevistas

Às portas da implantação do “Novo Ensino Médio”, onde a Filosofia, conforme a BNCC e o PNLD, ocupa um novo lugar enquanto matéria escolar nas matrizes curriculares, entrevistamos a Profa. Tais Silva Pereira* e o Prof. Antonio Edmilson Paschoal** sobre formação de professores de filosofia para a (…)

Round 6 e o pacto social - entre desejo, proibição e realização

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

27/10/2021 • Coluna ANPOF

Round 6 é uma série coreana que tem ganhado os telespectadores, pelo menos no Brasil, nas últimas semanas. Imagine um jogo cujos jogadores podem ganhar grande quantia, conforme passam nas fases – é uma promessa e um desejo aguçado pela exposição do grande número de notas que caem em uma esfera (…)

Nota de Falecimento - Andrea Loparic

Tessa Moura Lacerda

Profa. USP

26/10/2021 • Notas e Comunicados

Andrea Loparic é um grande nome da área de Lógica no Brasil e uma das treze professoras do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.  Com imensa tristeza comunicamos seu falecimento no dia 25 de outubro de 2021. Conheci Andrea Loparic no terceiro ano de minha graduação. Ela ministrava a disc (…)

Necessidade da vacina antropofágica

Rodrigo Ornelas

Doutor em Filosofia e membro do GT Poética Pragmática (UFBA)

25/10/2021 • Coluna ANPOF

Este é o primeiro artigo de uma pequena série que publicarei aqui na esteira das celebrações do centenário da nossa Semana de Arte Moderna. A chamada Semana de 1922 é, antes de tudo, um marco; é antes uma referência simbólica do que um evento histórico a ser, por exemplo, exageradamente (…)

O que pode um professor de filosofia na prisão?

Marcio Nicodemos

Professor de filosofia da DIESP/SEEDUC-RJ e doutorando em Educação pelo ProPEd/UERJ

25/10/2021 • Coluna ANPOF

  Amar e mudar as coisas me interessa mais Belchior   Esta pergunta provocadora me acompanha há quase uma década, desde que pisei pela primeira vez em uma prisão como professor de filosofia. Entre curiosidades, conselhos, advertências e provérbios, atrás de muros, grades e cadeados, durante a (…)

Filosofar, perguntar... dança do vento, dança do pensamento na escola pública de periferia

Edna Olímpia da Cunha

Mestre em Filosofia da Educação pela UERJ; Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ)

21/10/2021 • Coluna ANPOF

“A primeira coisa que eu faço é abrir a janela e contemplar o espaço” Carolina Maria de Jesus Perguntar, perguntar-se. O que uma escola pública de periferia e uma universidade podem quando estudam, partilham perguntas, entrelaçam vozes, bordam desenhos inusitados na pesquisa em educação? (…)

A urgente questão da Soberania Nacional e o conceito de nação como condições indispensáveis para se repensar o Brasil (Parte I)

Profa. Lilian S. Godoy Fonseca

(UFMG)

20/10/2021 • Coluna ANPOF

Entre março e julho de 2021, o Grupo Soberania Nacional da UFU e o Instituto Schiller Internacional promoveram o Curso de Extensão Internacional sobre o tema O sistema americano de economia política e sua herança crítica. Foram realizados encontros semanais, aos sábados, das 18 às 19h30; o curso foi organi (…)