World Congress of Philosophy 2024 -- Congrès mondial de philosophie 2024

09/09/2021 • Notas e Comunicados

To Fisp members societies, associations, institutes, and partners.   Dear Colleagues,  We are pleased to inform you that the International Programme Committee of the 25th World Congress of Philosophy (Rome 2024) will meet on November 4-5, 2021.  The Programme Committee shall draft the overall structure of the Congre (…)

BARCELONA PRINCIPLES FOR A GLOBALLY INCLUSIVE PHILOSOPHY

08/09/2021 • Notas e Comunicados

We acknowledge that English is the common vehicular language of much contemporary philosophy, especially in the tradition of so-called “analytic” or “Anglo-American” philosophy. This tradition is in large part based on the idea that philosophy should adopt, as far as is appropriate, the shared and universalistic standards of scien (…)

Duas visões de 'mundo'

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

07/09/2021 • Coluna ANPOF

No mês em que se comemora a independência do Brasil, quando estamos também próximos a comemorar 200 anos de independência, povos originários de todas as etnias estão reunidos no planalto central para impedir que o Brasil adote o marco temporal da constituição de 1988 como determinante da proprie (…)

APRESENTAÇÃO DO GT EPICTETO

06/09/2021 • Notas e Comunicados

A formação do Pórtico de Epicteto começou com a realização do Primeiro Colóquio Brasileiro sobre Epicteto, que ocorreu em São Cristóvão, Sergipe, em fevereiro de 2016. No ano seguinte, em 2017, foi realizado o Segundo Colóquio Brasileiro sobre Epicteto, desta vez em Niter (…)

Onde estão os filósofos?

João Pedro Andrade de Campos

Doutorando em Filosofia pela UFG

01/09/2021 • Coluna ANPOF

Os leitores responder-me-iam à questão expressa no título deste texto, naturalmente, dizendo que, ora, os filósofos estão nos cursos de filosofia. Os que assim pensam, vejam bem, não estão equivocados. Porém, eu gostaria de insistir na questão inicial e associá-la a uma mais recorrente (…)

Diretoria da Anpof lamenta a morte do filósofo Jean-Luc Nancy

24/08/2021 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof lamenta a morte do filósofo Jean-Luc Nancy, que faleceu na noite dessa segunda-feira, 23 de agosto, aos 81 anos. Professor de filosofia na Universidade de Estrasburgo por 4 décadas, tem sua obra marcada pelo grande tamanho de publicações e pela heterogeneidade de temas. Suas reflexões filos& (…)

SBPC realiza painel em homenagem a Marco Antonio Raupp

23/08/2021 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza na próxima terça-feira, 24 de agosto, às 18h, um painel em homenagem ao matemático e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, falecido no dia 24 de julho, aos 83 anos. O evento online será transmitido p (…)

O médico, as crianças e o cozinheiro: uma denúncia platônica contra o absurdo de um tribunal de idiotas

Vicente Thiago Freire Brazil

Prof. da UECE

19/08/2021 • Coluna ANPOF

Na parte final do Górgias platônico, ali no ápice do debate com Cálicles (521d-e), depois de vaticinar prolepticamente a própria condenação pela injustiça de indivíduos perversos e em virtude da ignorância de juízes inaptos, Sócrates utiliza-se de uma incontornável a (…)

Nota pública da SBPC em defesa da CAPES

06/08/2021 • Notas e Comunicados

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), desde sua fundação em 11 de julho de 1951, desempenha um papel fundamental no crescimento científico e tecnológico do país. A CAPES nasce no âmbito do aparelho estatal federal em um contexto histórico dominado (…)

Três lembranças, que já estavam anotadas, e uma dedicatória recentemente compreendida

Bento Itamar Borges

Professor de Filosofia da UFU (aposentado)

05/08/2021 • Coluna ANPOF

O programa era de outro partido. Nosso Professor Ernildo Stein levou muito a sério o livro do Giannotti e até montou um curso na pós da “URGS” para analisarmos Trabalho e reflexão, ainda quentinho da gráfica. No fim do primeiro semestre de 1983, o autor uspiano deu o ar de sua graça no Instituto Goeth (…)