Três lembranças, que já estavam anotadas, e uma dedicatória recentemente compreendida

Bento Itamar Borges

Professor de Filosofia da UFU (aposentado)

05/08/2021 • Coluna ANPOF

O programa era de outro partido. Nosso Professor Ernildo Stein levou muito a sério o livro do Giannotti e até montou um curso na pós da “URGS” para analisarmos Trabalho e reflexão, ainda quentinho da gráfica. No fim do primeiro semestre de 1983, o autor uspiano deu o ar de sua graça no Instituto Goeth (…)

Entrevista com Mitieli Seixas: a primeira brasileira a receber o prêmio Elisabeth of Bohemia Prize

05/08/2021 • Entrevistas

A professora Dra. Mitieli Seixas da Silva, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, foi a primeira brasileira a receber o Elisabeth of Bohemia Prize, concedido pelo Center for the History of Women Philosophers and Scientists, sediado na Universidade de Paderborn, Alemanha. O prêmio é um reconhe (…)

O Ensino Remoto e a Filosofia: entrevista com Samuel Mendonça

Patrícia Del Nero Velasco

UFABC

05/08/2021 • Entrevistas

Esta entrevista foi publicada originalmente no número 145 da Revista Humanitas. Cerca de um mês depois do primeiro caso confirmado de COVID-19 no Brasil, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, que “dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digita (…)

Lux in Tenebris: tributo a Roberto Romano (1946-2021)

Edmilson Menezes

Professor da Universidade Federal de Sergipe

05/08/2021 • Coluna ANPOF

O Prof. Roberto Romano deixou-nos aos 75 anos, no dia 22 de julho próximo passado. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, possuía Doutorado em Filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), com tese defendida sob a orientação de Claude Lefort e intitulada Le signe et la (…)

GT Hans Jonas lança site do Centro Hans Jonas Brasil

04/08/2021 • Notícias ANPOF

O Grupo de Trabalho Hans Jonas, da ANPOF acaba de lançar o site do Centro Hans Jonas Brasil, um espaço de divulgação das pesquisas sobre o filósofo alemão em território brasileiro. O site, que apresenta os eixos de pesquisa sobre a obra de Hans Jonas (gnose, vida, técnica e responsabilidade), inform (…)

Anpof assina carta aberta da SBPC em defesa do CNPq

30/07/2021 • Notas e Comunicados

Em carta aberta divulgada na última quarta-feira, 28/7, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifesta “consternação e preocupação” com fragilidade da infraestrutura do CNPq. “A SBPC solicita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que (…)

Ao que responde o líder fascista? Uma pesquisa de Th. Adorno

Maurício Vieira Martins

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF

30/07/2021 • Coluna ANPOF

Cresce no espaço público o debate sobre as razões que levam ao surgimento no mundo contemporâneo de lideranças com características regressivas muito evidentes. E que não se diga que trata-se de um fenômeno apenas brasileiro: ­­com diferenças nacionais sem dúvida marcantes, tamb&e (…)

Nota da ANARCHAI - PPG-FIL UnB pelo falecimento da Prof. Dra. Fran Demétrio

30/07/2021 • Notas e Comunicados

Em 2018, nós do Anarchai tivemos a felicidade de compartilhar afetos e saberes com Fran Demétrio. Professora adjunta da UFRB, transfeminista e coordenadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, G&e (…)

A falácia da distorção da realidade na CPI da Pandemia

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

28/07/2021 • Coluna ANPOF

Assistimos neste ano de 2021 a uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Pandemia[1], criada para investigar de quem é a responsabilidade pela ineficiência governamental brasileira para lidar com a tragédia de mais de meio milhão de mortos pela pandemia de COVID-19. A ideia de verificar as causas desse probl (…)

Diretoria da Anpof lamenta o falecimento do prof. Dr. José Arhur Gianotti

28/07/2021 • Notas e Comunicados

É com grande consternação que a diretoria da ANPOF escreve essa nota para lamentar o falecimento do Prof. Dr. José Arthur Giannotti, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e um dos fundadores da filosofia brasileira acadêmica e profissional. Gianotti faleceu na ú (…)