Ciência, negacionismo e pós-verdade

Wendel de Holanda P. Campelo

Doutor em Filosofia (UFMG)

21/07/2021 • Coluna ANPOF

O problema destas discussões na web, que travam uma verdadeira cruzada contra o negacionismo científico, é que entre aqueles que retroalimentam crenças anticientíficas, nem sempre parece estar tão claro e inteiramente em jogo destituir a ciência do papel que ocupa em nossa sociedade. Grupos negacionistas fr (…)

O direito de matar

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

19/07/2021 • Coluna ANPOF

Quando viajou pela América do Sul, incluindo o Brasil, em 1949, Albert Camus apresentou uma conferência cujo título é ao mesmo tempo dramático e contundente: O tempo dos assassinos. Considerado como uma espécie de trabalho preparatório do que seria, posteriormente, o agora sexagenário  (…)

Por que o bolsonarismo é um resíduo ideológico da ditadura militar?

Claudinei Luis Chitolina

Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.

19/07/2021 • Coluna ANPOF

À primeira vista, democracia e autoritarismo são termos irreconciliáveis ou incompatíveis. Entretanto, nossa história parece reconciliar e abrigar esta contradictio in terminis sem que notemos que a verdadeira liberdade política pressupõe a igualdade econ&o (…)

Nota de Pesar | UFBA-PPGF | profa. Elyana Barbosa

16/07/2021 • Notas e Comunicados

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento da professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) Elyana Barbosa. Filósofa com graduação (1969) e mestrado (1971) pela UFBA e doutorado (1985) pela USP, Elyana Barbosa iniciou como docente na Universidade em 1970, atividade que continuou a exercer mesmo ap (…)

Nota de pesar do colegiado do PPG UFC pelo falecimento da Profa. Mirtes Mirian Amorim Maciel

14/07/2021 • Notas e Comunicados

Com profundo pesar, o colegiado do PPG de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) lamenta a morte da Professora de Filosofia Mirtes Mirian Amorim Maciel, docente aposentada do Curso de Filosofia da Graduação e Pós-Graduação da UFC, que nos deixou na terça-feira, 13/07/2021, aos 79 anos. Ela e (…)

Anpof integra a programação da 73ª Reunião Anual da SBPC

13/07/2021 • Notícias ANPOF

Começa neste domingo (18/7) a 73ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de forma virtual em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Anpof integra a programação participando do painel "Um balanço do (…)

Nota de falecimento de Luiz Roberto Monzani (1946-2021) - GT Filosofia e Psicanálise

08/07/2021 • Notas e Comunicados

É com grande consternação que recebemos a notícia do falecimento do filósofo da psicanálise e professor Luiz Roberto Monzani, por quem todos nós do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof temos profundo respeito e gratidão. Trata-se de uma perda irreparável para nós, pela amizade, p (…)

Quando as estátuas caem

Mateus Raynner André de Souza

Mndo. PPG em Metafísica da UnB

08/07/2021 • Coluna ANPOF

Na cidade Minneapolis, Minnesota, Estados-Unidos da América, no dia 25 de maio de 2020, imagens colhidas de uma ação policial em que é visto o sufocamento de um homem negro de 40 anos, George Floyd, por policiais brancos ganharam o mundo. Nas filmagens é possível ouvir Floyd implorar diversas vezes pelo direito d (…)

Homenagem do GT de Deleuze & Guattari a Roberto Machado

Mariana de Toledo Barbosa

Professora de Filosofia da UFF

08/07/2021 • Coluna ANPOF

Algumas semanas após o falecimento de Roberto Machado, nós, do GT Deleuze & Guattari, prestamos nossa homenagem a este que foi um dos pioneiros dos estudos deleuzianos no Brasil. Seu livro, “Deleuze e a filosofia”(1990), posteriormente expandido e renomeado “Deleuze, a arte e a filosofia” (2009), é uma gra (…)

Nota de falecimento do Prof. Luiz Roberto Monzani (1946-2021)

07/07/2021 • Notas e Comunicados

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Prof. Luiz Roberto Monzani, aos 74 anos de idade. Monzani era graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez o seu doutorado; era professor livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor-colaborador do Programa de Pó (…)