Homenagem do GT de Deleuze & Guattari a Roberto Machado

Mariana de Toledo Barbosa

Professora de Filosofia da UFF

08/07/2021 • Coluna ANPOF

Algumas semanas após o falecimento de Roberto Machado, nós, do GT Deleuze & Guattari, prestamos nossa homenagem a este que foi um dos pioneiros dos estudos deleuzianos no Brasil. Seu livro, “Deleuze e a filosofia”(1990), posteriormente expandido e renomeado “Deleuze, a arte e a filosofia” (2009), é uma gra (…)

Nota de falecimento do Prof. Luiz Roberto Monzani (1946-2021)

07/07/2021 • Notas e Comunicados

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Prof. Luiz Roberto Monzani, aos 74 anos de idade. Monzani era graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez o seu doutorado; era professor livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor-colaborador do Programa de Pó (…)

Filosofia política, Liberdade Produtiva e Tecnologia Blockchain

Marcelo de Almeida Silva

Doutor em Filosofia pela UFRJ

01/07/2021 • Coluna ANPOF

No contexto da relação entre tecnologia e economia, as redes blockchain podem ser consideradas o carro chefe da inovação. Tal tecnologia permite que usuários armazenem e validem dados de forma descentralizada com privacidade, segurança, transparência e agilidade. Em termos simples, é como se voc&ecir (…)

Anpof lança cartilha sobre assédio à pesquisa, liberdade acadêmica e liberdade de cátedra

28/06/2021 • Notícias ANPOF

Na abertura da Semana Anpof 2021, no dia 28 de junho, a Anpof lançou uma cartilha com orientações aos docentes e pesquisadores sobre assédio à pesquisa, liberdade acadêmica e liberdade de cátedra. O documento foi elaborado pela diretoria da Anpof, com a coolaboração de Edgar Lyra e V (…)

Semana Anpof 2021 é realizada tematizando "a universidade e a sociedade hoje"

28/06/2021 • Notícias ANPOF

Os desafios do presente e a comunidade filosófica foram o tema da Semana Anpof 2021, realizada entre os dias 21 e 25 de junho. O evento, promovido pela diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, realizou sete mesas de debate, sendo duas com representações discente (…)

Anpof convida a comunidade filosófica a assinar carta aos ministros do STF contra o PL 490/2007

24/06/2021 • Notícias ANPOF

Sob protestos de povos indígenas e entidades, foi aprovado ontem na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados o projeto de lei n.º 490/2007 que visa visa alterar alguns dispositivos do “Estatuto do Índio”, Lei n.º 6.001/1973, mudando a demarca&cced (…)

Nota de Falecimento Prof. Peter Büttner (UFMT)

23/06/2021 • Notas e Comunicados

Nota de Pesar A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), consternada, lamenta o falecimento do Professor Peter Büttner, aos 86 anos. O docente era aposentado do Departamento de Filosofia. Graduado em Filosofia pela Philosophisch Pädagogische Hochschule Der Salesianer e pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e (…)

SBPC divulga resultado das eleições para Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais

22/06/2021 • Clipping

Eleição teve 60% de participação dos sócios, o maior índice dos últimos dez anos. Renato Janine Ribeiro foi eleito presidente e sete mulheres vão compor a nova Diretoria, um número também inédito na história de 73 anos da SBPC Com 60% de participação &nda (…)

Maternidade e Filosofia: destino, dilema e revolução

Mitieli Seixas da Silva

Professora do Departamento de Filosofia da UFSM

22/06/2021 • Coluna ANPOF

Poucas semanas atrás, em um evento internacional de Filosofia, uma eminente filósofa contou que quando comunicou sua gravidez ao seu chefe, ouviu o seguinte: “Você precisa decidir se será uma mãe ou uma filósofa!”. São muitos os sentimentos e as questões que surgem a partir desse epis&oac (…)

Filosofia e Gênero

Halina Leal

Professora de Filosofia da Universidade Regional de Blumenau

21/06/2021 • Coluna ANPOF

O conceito de gênero foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, considerando as condições sócio-históricas de identificação do ser homem e do ser mulher na sociedade. Nas reflexões a respeito das questões de gênero, um dos pontos cruciais de (…)