"Uma das contribuições mais fundamentais do estudo das filosofias africanas é o alargamento da noção e do conceito de humanidade" - Entrevista com Valter Duarte Odará

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

27/11/2023 • Entrevistas

Dr. Valter Duarte [1], ou Dr. Odará, como gosta de ser chamado, foi entrevistado neste mês de novembro pela profa. Dra. Adilbênia Freire Machado (UFRRJ) [2] especialmente para o mês da consciência negra da Anpof. Odará é filósofo (com graduação, mestrado e doutorado em filosofia), pesquisa (…)

Diretoria da Anpof repudia fala do Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Pietro

25/11/2023 • Notas e Comunicados

Na última quinta-feira (23/11), durante a Quarta Conferência Estadual da Juventude de São Paulo, o Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Pietro, afirmou que "a turma do sindicado fica dando aula vagabunda de filosofia e sociologia, para que vocês não aprendam nada (…)

A paixão pela razão: Um obituário de Hans Albert (1921 - 2023)

Wolfgang Theis

Mestrando em Filosofia pela Universidade de Brasília

23/11/2023 • Coluna ANPOF

Hans Albert está morto. Em 24 de outubro de 2023, o filósofo e sociólogo alemão morreu aos 102 anos de idade, após uma vida bastante agitada. Essa foi a morte do penúltimo oponente da disputa do positivismo, que ocorreu em outubro de 1961 na Universidade de Tübingen, na Alemanha. De um lado estavam os repres (…)

Filosofia latino-americana: diálogos e manifestações

Ofélia Maria Marcondes

Profa. Dra. (IFSP)

21/11/2023 • Coluna ANPOF

Filosofia   é   reflexão   sobre   problemas  concretos,  de pessoas concretas, em dadas circunstâncias assim é que (re)construir a filosofia latino-americana exige reflexão que nos remete a tempos não-lineares de uma filosofia que se dá na urgência das circunstânci (…)

Anpof 40 anos - Formação e Filosofia: uma conversa a partir de Nietzsche

17/11/2023 • Podcast Anpof

A gente encerra com este episódio a série comemorativa da Anpof 40 anos, em que entrevistamos ex-presidentes da nossa associação. Nesse último episódio Oswaldo Giacoia, professor da Unicamp e ex-presidente da Anpof, é entrevistado por Adriana Delbó, professora da UFG e integrante da diretoria da Anp (…)

Diretoria da Anpof e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC se reúnem para discutir sobre o cenário da Filosofia no Brasil

17/11/2023 • Notícias ANPOF

A Diretoria da Anpof — representada pelo presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE) — visitou o Pós-Graduação em Filosofia da UFSC no dia 16 de novembro. Em reunião com o coordenador do PPG, Prof. Dr. Jerzy André Brzozowski, e parte de seu corpo docente, foram pautados tema (…)

Introdução à Metafísica do Monismo de Triplo Aspecto

Alfredo Pereira Jr.

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UNESP

16/11/2023 • Coluna ANPOF

Resumo: Proponho que o estudo das Formas aristotélicas possa ser feito tanto na perspectiva científica, no âmbito da Biofísica, compondo a ciência intitulada Sentiômica, quanto na perspectiva das experiências de primeira pessoa, compondo a metafísica das qualidades, intitulada Qualiômica. Esta &ua (…)

Nota de pesar: Bento Tedesco de Almeida Prado

16/11/2023 • Notas e Comunicados

É com profundo pesar que a Diretoria da Anpof expressa toda sua solidariedade e respeito ao Prof. Bento Prado Neto (UFSCAR), bem como a toda sua família, diante do falecimento precoce de seu filho, Bento Tedesco de Almeida Prado. Em um momento em que as palavras pouco dizem, deixamos nosso abraço fraterno. (…)

O machismo nosso de cada dia não rima com a filosofia

Cinara Nahra

Professora titular da UFRN. Coordenadora Adjunta da área de filosofia na CAPES.

14/11/2023 • Coluna ANPOF

Parece que começa a ganhar cada vez mais espaço na sociedade brasileira, felizmente, a percepção de que as mulheres deveriam ter uma participação muito maior na esfera pública e em cargos e em funções decisórias do que elas atualmente têm. Assim, o estabelecimento de cotas m&iacu (…)

Notícia sobre guerra e desenvolvimento

Breno Augusto da Costa

Professor (IFPR) e doutorando em Filosofia (UFU)

13/11/2023 • Coluna ANPOF

A guerra, qualquer guerra, é processo de aumento do subdesenvolvimento. Onde quer que ocorra, travada entre dois ou mais oponentes que têm consciência plena dela ou não, e como quer que seja empreendida, é sempre um fenômeno de desenvolvimento do subdesenvolvimento. A mulher com medo, o idoso com fome, a crian&ccedi (…)