Por uma democracia da catástrofe

Yan Gomes

Mestrando (PUCPR)

05/06/2021 • Coluna ANPOF

Há uma afirmação velha e, ao mesmo tempo, hodierna no imaginário brasileiro, sempre da ordem do dia – pois repetidamente aventada em bares de esquina e churrascos de amigos e familiares –, que é a seguinte: quando se trata da real política tupiniquim, existem forças inescrupulosas atuando dentr (…)

Pensar além dos muros e do medo: Segurança-pública um desafio de todos nós

Sandro Cozza Sayão

Professor de Filosofia da UFPE

31/05/2021 • Coluna ANPOF

Talvez entre todas as coisas, o medo é quem mais tem a capacidade de realizar distorções. Através dele a realidade assume tons singulares, nos fazendo tomar distancia de quem nos é desconhecido e nos armamos contra tudo que é diferente de nós. Por ele, vetamos a possibilidade do encontro fortuito e a viabi (…)

Carta aberta dos estudantes de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar

27/05/2021 • Notas e Comunicados

Somos estudantes de pós-graduação em Filosofia da UFSCar. Viemos, através desta carta, manifestar nosso posicionamento diante dos cortes orçamentários da União para 202l, cujo impacto na Educação e na pesquisa no Brasil é flagrante. Essa atitude do governo Bolsonaro tem reacendido a ne (…)

Semana Anpof será realizada em junho tematizando os desafios do presente e a comunidade filosófica brasileira

26/05/2021 • Notícias ANPOF

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará, entre os dias 21 e 25 de junho, evento virtual para discutir temas que tangenciam as preocupações da comunidade filosófica brasileira. A Semana Anpof tem como tema “os desafios do presente e a comunidade filosó (…)

Nota de falecimento: prof. Roberto Machado (UFRJ)

20/05/2021 • Notas e Comunicados

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do Prof. Roberto Machado, um pernambucano radicado na cidade do Rio de janeiro. Professor Titular do IFCS-UFRJ, e foi professor da PUC-RJ. Um mestre generoso e acolhedor. Das bacantes ao ditirambo, Machado estudou e escreveu sobre Nietzsche, Proust, Deleuze, Foucault, o Trágico. Das (…)

SEM FILOSOFIA NÃO TEM BASE - Carta do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar sobre a BNCC

20/05/2021 • Notas e Comunicados

SEM FILOSOFIA NÃO TEM BASE Os termos competência e habilidade não são novos no discurso educacional brasileiro. Desde a LDB (Lei 9394/1996) se fazem presentes e orientam as políticas educativas para a escola básica, como as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, DCNEM/1998; os Parâmetros Curr (…)

O problema ético de "matar um ladrão" e a política brasileira

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

16/05/2021 • Coluna ANPOF

Matar ladrões é diferente de matar pessoas? Essa é uma pergunta que gerou um debate ético na China antiga. De um lado, os moístas defendiam que se tratava de algo distinto. Do outro lado, o confuciano filósofo Xun (Xunzi) argumentou que isso era uma falácia. No fundo, essa questão é sobre se (…)

Red Iberoamericana de Filosofia publica manifesto condenando a violação dos direitos humanos na Colômbia

07/05/2021 • Notas e Comunicados

A  Red Iberoamericana, a qual a Anpof é vinculada e o prof. Adriano Correia (UFG) é vice-presidente, publicou, no dia 06 de maio, Manifesto Condenando a Violação dos Direitos Humanos na Colômbia. Leia abaixo. La Red Iberoamericana de Filosofía (RIF), integrada por asociaciones e institutos de Filoso (…)

Universidade fica inviável

06/05/2021 • Clipping

A pandemia da Covid-19 revelou a importância da ciência no enfrentamento de questões de risco para a sociedade. Conhecimento científico é importante no planejamento das ações de redução da transmissibilidade da doença, nos cuidados hospitalares e no desenvolvimento de alternativas de com (…)

A responsabilidade de sustentar uma democracia: sobre as razões para mantê-la e o custo diário deste esforço para o cidadão comum

Deivide Garcia da S. Oliveira

Professor de Filosofia da UFRB

06/05/2021 • Coluna ANPOF

Reza a lenda que quando as pessoas perguntaram para Benjamin Franklin que tipo de governo os EUA tinham, após a reunião que tomou esta decisão, ele respondeu “uma República, se vocês puderem mantê-la!”. Agora, o que está implícito nessa resposta? Brevemente, trata-se de uma celebra&cc (…)