A contradição humana e o negacionismo na necropolítica

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

20/04/2021 • Coluna ANPOF

Uma pessoa da minha família graduada em Farmácia-Bioquímica, por ser atuante há anos na área da saúde, teve que se vacinar contra a Covid-19. Ela era ainda militante em prol da vacina, com efeito, a sua reação foi a que menos esperava por ela mesma e por todos nós que a enxergamos como uma pe (…)

Anpof rejeita nomeação da advogada Cláudia Mansani Queda de Toledo como presidenta da CAPES

16/04/2021 • Notas e Comunicados

O governo federal publicou na última quinta-feira (15) a nomeação de Claudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Diante dessa nomeação, a Anpof, ao lado de outras 11 entidades de pesquisa e educaç&atil (…)

Estoicismo não é Autoajuda

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

Vilmar Prata

Doutorando em Filosofia pela UFS e Bolsista CAPES

16/04/2021 • Coluna ANPOF

Quem eram os estoicos na Antiguidade? Eis a pergunta que um aluno me fez recentemente. Pelo que ouvimos por aí nos dias atuais, podemos chegar a imaginá-los como atletas morais e físicos, preocupados em aumentar sua 'resiliência' ou em manter sua saúde mental, como se fossem os modernos coaches ou os famosos escr (…)

Rivalidades inflamadas pela ultradireita

Mariana Pimentel Fischer

Professora da UFPE

15/04/2021 • Clipping

Texto da professora Mariana Paimentel Fischer publicado no dia 15 de Abril no Le Monde Diplomatique Brasil, em parceria com a ANPOF. Leia aqui. (…)

Sobre 1º de maio

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

15/04/2021 • Clipping

Texto do professoa Mariana Lins Costa publicado no dia 13 de Abril no Le Monde Diplomatique Brasil, em parceria com a ANPOF. Leia aqui. (…)

Rivalidades inflamadas pela ultradireita

Mariana Pimentel Fischer

Professora da UFPE

15/04/2021 • Coluna ANPOF

Em 2017, logo após a vitória de Trump nas eleições dos EUA, Nancy Fraser publicou um artigo intitulado “O fim do neoliberalismo progressista”. A filósofa mostrou que os governos de Bill Clinton e Barack Obama ajudaram a construir uma aliança peculiar: de um lado, setores hegemônicos de (…)

Da crise da Ciência à crise da razão: por que vivemos tempos sombrios?

Léo Peruzzo Júnior

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCPR. Pós-Doutor em Filosofia pela Università Ca´ Foscari, Veneza.

15/04/2021 • Clipping

Texto do professor Léo Peruzzo Júnior publicado no dia 13 de Abril no Le Monde Diplomatique Brasil. Leia aqui. (…)

Sobre 1º de maio

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

14/04/2021 • Coluna ANPOF

Em 1º de maio de 1886, teve lugar a segunda greve geral nacional dos Estados Unidos, de proporções até então inauditas, já que apenas em Londres uma greve da mesma magnitude havia ocorrido 56 anos antes. A greve conseguiu reunir além dos trabalhadores, sindicalistas, socialistas e anarquistas, um sem-n&uacut (…)

É isto uma aula?

Alexandre Filordi

Professor do Departamento de Educação da UFLA e do PPGE da Unifesp

13/04/2021 • Coluna ANPOF

Salta aos olhos que o título do texto é um paralelismo com É isto um homem? de Primo Levi. O relato de sua experiência em Auschwitz evidencia o tratamento supérfluo à condição humana quando: a) as arbitrariedades do terror se normalizam, sem poder de escolha dos indivíduos, levando-os à (…)

Prof. Draiton de Souza recebe Ordem do Mérito do governo alemão

07/04/2021 • Notas e Comunicados

Compartilhamos a premiação de nosso colega Prof. Draiton G. de Souza, que recebeu a Ordem do Mérito do governo alemão. Confiram neste link a notícia. https://www.daad.org.br/pt/2021/04/01/prof-draiton-gonzaga-ex-bolsista-do-daad-recebe-ordem-do-merito-do-governo-alemao/ Cumprimentos por este reconhecimento que (…)