Uma dose de credibilidade

Gilson Linhares

Doutorando em Filosofia na UFBA

29/04/2021 • Coluna ANPOF

Estamos vivendo nos últimos anos uma situação muito delicada e de completo caos nos meios informativos, sejam eles científicos ou a própria imprensa. Duas são as instituições sociais que sofrem ataques sobre seu testemunho atualmente, a saber, a ciência e a imprensa. Os ataques, com o advento (…)

Carta contra aulas presenciais na pandemia tem adesão de 49 entidades

27/04/2021 • Clipping

Uma carta assinada por 49 entidades representativas da área da educação coloca associações, fóruns, sindicatos e sociedades contra o retorno das aulas presenciais nas escolas brasileiras em período de pandemia. Intitulada “Essencial é a Vida”, a carta pede aos senadores que rejeitem do P (…)

Quando é Preciso Dizer o Óbvio: "Nem Pense em me Matar"

Vânia dos Santos Silva

Doutora em Estudos Clássicos (Universidade de Coimbra)

27/04/2021 • Coluna ANPOF

Dia 25 de março de 2021 foi um dia histórico para os movimentos feministas brasileiro. Mulheres de várias frentes de luta se uniriam para lançar a campanha “Nem pense em me matar, quem mata uma mulher mata a humanidade”.[i] A campanha que prevê duração de dois anos, pretende dar um basta ao femi (…)

Podcast Anpof convida Perdidos na Paralaxe para episódio sobre ensino remoto

23/04/2021 • Podcast Anpof

Neste mês em que estamos discutindo ensino remoto por aqui, convidamos o Podcast Perdidos na Paralaxe para ocupar nosso podcast. Ouça no Castbox ou em nosso Spotify. Débora Fofano, Carlos Pedrosa e Raquel Rocha convidaram o professor Antônio Alex Pereira para essa reflexão. Nesse episódio, a hipótese d (…)

CNPq vai pagar só 13% das bolsas aprovadas em edital e frustra jovens cientistas

23/04/2021 • Clipping

O resultado do último edital de bolsas de doutorado e pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) será uma frustração para milhares de jovens cientistas brasileiros. De um total de 3.080 mil solicitações aprovadas com mérito, apenas 396 (13%) v (…)

Nota em repúdio à aprovação do PL que torna aula presencial, na educação básica e superior, "serviço essencial"

21/04/2021 • Notas e Comunicados

Na noite de 20 de abril de 2021, em meio ao descontrole da pandemia de COVID-19 que assola o Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 5595/2020, que torna aula presencial, na educação básica e superior, “serviço essencial”. Sob alegações de que crianças, adolescentes e jovens est&atild (…)

Nota de repúdio ao ataque racista e sexista sofrido pela pesquisadora Katiúscia Ribeiro

20/04/2021 • Notas e Comunicados

Nota divulgada no dia 20 de abril de 2021 A Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas e a chefia do Departamento de Filosofia se solidarizam com a pesquisadora e professora Katiúscia Ribeiro pelo ataque racista e sexista que sofreu de covardes anônimos durante a pale (…)

A contradição humana e o negacionismo na necropolítica

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

20/04/2021 • Coluna ANPOF

Uma pessoa da minha família graduada em Farmácia-Bioquímica, por ser atuante há anos na área da saúde, teve que se vacinar contra a Covid-19. Ela era ainda militante em prol da vacina, com efeito, a sua reação foi a que menos esperava por ela mesma e por todos nós que a enxergamos como uma pe (…)

Anpof rejeita nomeação da advogada Cláudia Mansani Queda de Toledo como presidenta da CAPES

16/04/2021 • Notas e Comunicados

O governo federal publicou na última quinta-feira (15) a nomeação de Claudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Diante dessa nomeação, a Anpof, ao lado de outras 11 entidades de pesquisa e educaç&atil (…)

Estoicismo não é Autoajuda

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

Vilmar Prata

Doutorando em Filosofia pela UFS e Bolsista CAPES

16/04/2021 • Coluna ANPOF

Quem eram os estoicos na Antiguidade? Eis a pergunta que um aluno me fez recentemente. Pelo que ouvimos por aí nos dias atuais, podemos chegar a imaginá-los como atletas morais e físicos, preocupados em aumentar sua 'resiliência' ou em manter sua saúde mental, como se fossem os modernos coaches ou os famosos escr (…)