Uma pergunta para os filósofos: a Universidade do Estado da Bahia ainda pode ser chamada de Universidade?

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

30/03/2021 • Coluna ANPOF

Para que serve a universidade? De acordo com o quinquagésimo segundo artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional podemos dizer que ela existe para a formação dos quadros profissionais de nível superior. Porém, ainda sim, para além de preparar pessoas para cumprirem seus papeis té (…)

PRÊMIO ELIZABETH | EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS É DIVULGADO AO PÚBLICO

29/03/2021 • Notas e Comunicados

Com o objetivo de trazer à luz trabalhos em torno das lutas históricas das mulheres e do direito à terra no Brasil, o Proprietas torna público o edital do Prêmio Elizabeth. A proposta homenageia Elizabeth Teixeira, importante líder rural do país. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Hist&oa (…)

A gradativa descaracterização e desvalorização do PIBID

Adriana Santos Tabosa

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana

23/03/2021 • Coluna ANPOF

O Programa Institucional de Iniciação à Docência vem sofrendo uma gradativa descaracterização e desvalorização ao longo dos anos, desde a sua implementação em 2007. A partir de um breve levantamento histórico das Portarias Normativas do Pibid: nº 38, de 12 de dezembro de 200 (…)

Uma conversa sobre cânone e a existência das mulheres na Filosofia

23/03/2021 • Podcast Anpof

No episódio deste mês de março, no qual tematizamos as mulheres na filosofia, convidamos o podcast Uma Filósofa Por Mês. Este podcast é o resultado de uma conversa em andamento em torno da temática da exclusão das mulheres da filosofia, em seu recorte acadêmico tanto quanto histórico e (…)

É só neoliberalismo?

André Figueiredo Brandão

Prof. (SEC/BA) e Doutorando pela UFBA

19/03/2021 • Coluna ANPOF

Se há algo que não pode ser dito sobre “Parece revolução, mas é só neoliberalismo”[i] é que a sua publicação passou despercebida pelos circuitos universitários. O texto de “Benamê Kamu Almudras” pôde minimamente reaquecer certos debates acadêmi (…)

Lélia Gonzalez: por uma filosofia em pretuguês

Diego dos Santos Reis

Prof. UFPB

16/03/2021 • Coluna ANPOF

Que o pensamento de Lélia Gonzalez seja fundamental para o campo das humanidades brasileiras, não resta dúvida. Tampouco que sua trajetória de lutas siga inspirando as novas gerações, em nome da efetivação da agenda antirracista e antissexista, em um país que não cessa de superar recor (…)

Não falta capacidade, falta igualdade de oportunidades e de condições de vida!

Rafael Costa

Professor da Escola de Aplicação/UFPA

11/03/2021 • Coluna ANPOF

Retorno à discussão sobre a realização do Enem em um contexto de pandemia,[1] porque me parece que o mais evidente, dentre os muitos problemas explicitados por essa situação, não foi resolvido e nem sequer razoavelmente amenizado nesse caso. Este problema, que está no cerne de muitos outros problema (…)

Anpof promove roda de conversa sobre combate ao assédio sexual

09/03/2021 • Notícias ANPOF

No dia 8 de março, dia internacional das mulheres, a Anpof promovou, em parceria com a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, uma roda de conversas para de debater o combate ao assédio sexual nos programas de pós-graduação. Mayra Cotta, advogada feminista e doutoranda em Política na New School Fo (…)

Anpof promove roda de conversa sobre combate ao assédio sexual

09/03/2021 • Notícias ANPOF

No dia 8 de março, dia internacional das mulheres, a Anpof promovou, em parceria com a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, uma roda de conversas para de debater o combate ao assédio sexual nos programas de pós-graduação. Mayra Cotta, advogada feminista e doutoranda em Política na New School Fo (…)

O Brasil precisa pagar sua dívida com a escola pública

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

09/03/2021 • Clipping

Texto do professor Jelson Oliveira (PUCPR) publicado no dia 8 de março no Le Monde Diplomatique Brasil, em parceria com a Coluna Anpof. Leia aqui. (…)