Filosofia e Ciência: um antídoto contra o negacionismo e suas variantes

Paulo Tadeu

Professor de Filosofia (UFABC)

02/03/2021 • Coluna ANPOF

Texto publicado no dia 22 de fevereiro no Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Coluna Anpof. Paulo Tadeu é professor de Filosofia da UFABC. Ao longo dos últimos doze meses nossa atenção tem se voltado, quase que exclusivamente, para a pandemia de Covid-19 que ainda atravessamos. Com reflexos talvez impensáv (…)

Apoio ao professor Manfredo de Oliveira: nota do GT de Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Anpof

01/03/2021 • Notas e Comunicados

O GT de Filosofia da tecnologia e da técnica da ANPOF vem a público manifestar seu apoio e reconhecimento ao professor Manfredo Oliveira, por ocasião de seus oitenta anos de dedicação à causa da verdade e do bem. Juntamo-nos às vozes que, nesse momento, denunciam o ataque obscurantista impetrado con (…)

Financiamento coletivo da segunda tiragem impressa do livro Problemas Filosóficos: Uma Introdução à Filosofia.

01/03/2021 • Notas e Comunicados

Apoie nosso projeto em: https://apoia.se/problemasfilosoficos A primeira tiragem impressa do nosso livro de quase 700 páginas Problemas Filosóficos: Uma Introdução à Filosofia, editado a partir de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Investigação Filosófica e o NEPFIL-UFPEL, foi (…)

Rede Iberoamericana de Filosofia Política

23/02/2021 • Notas e Comunicados

O GT Pensamento Contemporâneo anuncia o lançamento do site da Red Iberoamericana de Filosofia Política. A rede congrega Professores Universitários e Pesquisadores em Filosofia Política das mais diversas nacionalidades e dos mais diversos países, livremente associados para viabilizar a realização de a (…)

Nota de Falecimento Prof. Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca

23/02/2021 • Notas e Comunicados

Faleceu, hoje, 23 de fevereiro de 2021, em Teresina, José Sérgio Duarte da Fonseca, ou, Sérgio Fonseca, como ele gostava de ser chamado. Sérgio foi diagnosticado com câncer a menos de um ano e morreu, nesta madrugada, após uma hemorragia cerebral. Era filósofo, artista plástico e um amante invet (…)

Filosofia e Ciência: um antídoto contra o negacionismo e suas variantes

Paulo Tadeu

Professor de Filosofia (UFABC)

22/02/2021 • Clipping

Texto da coluna Anpof do professor Dr. Paulo Tadeu (UFABC) publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 22 de fevereiro de 2021. Leia aqui. (…)

Vacinação: filosofar diante das incertezas

20/02/2021 • Podcast Anpof

Inauguramos neste mês a nova temporada de Podcasts da Anpof com um novo formato: todo mês teremos um episódio feito por um podcast de nossa área. Nós pensamos no tema, em seguida pensamos qual podcast se adequaria bem a ele e fazemos o convite. Neste mês de fevereiro, quando o tema da vacinação est&aac (…)

A Filosofia de José Crisóstomo de Souza

Tiago Medeiros

Professor de Filosofia do IFBA

18/02/2021 • Coluna ANPOF

            A filosofia de José Crisóstomo de Souza é ambiciosa em abrangência, econômica nas afirmações e modesta na autopromoção. Em curso há trinta anos, ela é um projeto com contribuições à filosofia p (…)

Bolsonaro e a pandemia: indiferença como forma de governo

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

16/02/2021 • Coluna ANPOF

Por Prof. Jelson Oliveira (PUCPR) Texto publicado originalmente no dia 8 de fevereiro de 2021 no Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Coluna Anpof.  O princípio básico da vida pública é o interesse e o compromisso com o bem do próximo, principalmente os mais vulneráveis. A finalidade do Estad (…)

Nota de Falecimento - Prof. Miroslav Milovic (UnB)

11/02/2021 • Notas e Comunicados

A Diretoria da ANPOF comunica, com profundo pesar e tristeza, o falecimento do Professor Miroslav Milovic ou, como costumavam chamá-lo, apenas Miro. Miroslav Milovic nasceu na Iugoslávia, em 1955. Concluiu o Doutorado em Filosofia na Universidade de Frankfurt em 1987 e o Doutorado do Estado em Filosofia na Sorbonne, Paris IV, em 1990. Foi p (…)