Regime heteronormativo e patriarcal vai colapsar com revolução em curso, diz Paul Preciado

25/01/2021 • Clipping

Para filósofo espanhol, lutas pela representação da realidade tornam o presente o melhor período para se viver. Leia a entrevista publicada na Folha de S. Paulo no dia 16 de janeiro acessando aqui. (…)

Em direção ao ultrapassado: a redução das aulas de Filosofia, Sociologia e Artes no Paraná

21/01/2021 • Clipping

Texto dos professores Dr. Cesar Candiotto (Filosofia/PUCPR), Ericson Sávio Falabretti (Filosofia/PUCPR) e Geovani Moretto (Filosofia/PUCPR) publicado na Gazeta do Povo no dia 14 de janeiro de 2021. "O que você acha de perder espaço para criar, de ter menos tempo para pensar e de ignorar aquelas habilidades que s&atil (…)

Enfraquecidas no PR, Sociologia e Filosofia se mostram fortes no Enem

21/01/2021 • Clipping

Áreas prejudicadas por mudança no currículo contemplaram 60% das questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias.  Leia notícia no Plural Curitiba. (…)

Vacina, ciência e democracia

19/01/2021 • Clipping

Texto do professor José Eduardo Faria (Direito/USP) publicado na Revista Estado da Arte no dia 28 de outubro de 2020. "Medidas de saúde pública — como a obrigatoriedade da vacina contra a pandemia — podem ser impopulares, como já se viu no Brasil nos tempos de Oswaldo Cruz e da gripe espanhola, é cer (…)

Neutralidade na ciência e injustiça epistêmica

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

Caroline Marim

19/01/2021 • Coluna ANPOF

Texto publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 15 de janeiro de 2021 em parceria com a Anpof. No Norte Global, a noção de que os feminismos não representam apenas um movimento social e político, mas também uma epistemologia, é bastante conhecida. Epistemólogas sociais feministas como S (…)

Anpof emite nota em defesa da vacinação

18/01/2021 • Notas e Comunicados

A segunda onda da COVID-19 chegou forte ao Brasil deixando um rastro de mortes principalmente em Manaus. Com extrema preocupação assistimos ao despreparo do Estado na organização do controle da pandemia. Estamos diante de um caos da saúde e caminhando para um verdadeiro genocidio. Não se trata mais da necrop (…)

Anpof e Rede anunciam dissertações e teses vencedoras dos prêmios Anpof e Filósofas 2020

16/01/2021 • Notícias ANPOF

Na última segunda-feira (14/12) a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas divulgaram o resultado dos prêmios Anpof e Filósofas de melhores dissertações e teses. A transmissão aconteceu no canal do YouTube da Anpof e  (…)

"Neutralidade na ciência e injustiça epistêmica" por Caroline Marim e Susana de Castro

16/01/2021 • Clipping

No Norte Global, a noção de que os feminismos não representam apenas um movimento social e político, mas também uma epistemologia, é bastante conhecida. Epistemólogas sociais feministas como Sandra Harding, Linda Alcoff, Donna Haraway, entre outras, defendem que a experiência históri (…)

Assédio sexual na universidade: um problema incontornável?

14/01/2021 • Clipping

Texto das professoras Juliana Aggio (UFBA) e Silvana Ramos (USP) publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 14 de janeiro de 2021. "Ouvir um comentário obsceno sobre o seu corpo é um elogio? Ouvir uma cantada no ambiente de trabalho ou estudo é algo natural? Ser tocada de maneira abusiva é algo aceitá (…)

Bolsa e auxílio à pesquisa em Filosofia da Religião

12/01/2021 • Notas e Comunicados

Bolsas e Auxílios à Pesquisa: Projeto Filosofia da Religião Global  O Centre for Philosophy of Religion da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, com o apoio da Fundação John Templeton, está com inscrições abertas para propostas de pesquisa e outros auxílios que podem i (…)