Por que um cético tomaria vacina

08/01/2021 • Clipping

Texto do professor Érico Andrade (UFPE) publicado na Revista Estado da Arte no dia 8 de janeiro de 2021. "Fica a lição de que o ceticismo não é atitude de promover a dúvida generalizada como tem feito o conservadorismo reacionário. Essa atitude por si só é dogmática porque pres (…)

Prémio de Ensaio da Sociedade Portuguesa de Filosofia - 2020

08/01/2021 • Notas e Comunicados

PRÉMIO DE ENSAIO SPF - Edição de 2020 Caras/os Diretores de unidades de investigação em Filosofia, Caras/os Presidentes de departamentos de Filosofia, Temos o gosto de informar que o prazo para a apresentação de candidaturas ao Prémio de Ensaio 2020 foi prorrogado,  (…)

Estamos em transição

06/01/2021 • Notícias ANPOF

Neste mês de janeiro a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia encontra-se em transição de gestão. A nova diretoria iniciou os trabalhos nesta semana com planejamentos, colocando-se a par dos projetos em andamento e recebendo todas as informações necessárias para (…)

A guerrilha das filósofas

04/01/2021 • Clipping

Texto da professora Juliana Aggio (UFBA) publicado na Revista Cult  e no site da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas no dia 4 de janeiro de 2021. "Talvez não tenhamos, ainda, a mesma articulação e atuação que as Guerrilla Girls tiveram em 1985, mas estamos nos encaminhando para isso. Como rea&ccedi (…)

Nota pública da ANPOF contra a substituição de aulas de Filosofia, Sociologia e Artes por Educação Financeira no Paraná

30/12/2020 • Notas e Comunicados

As disciplinas de Filosofia, Sociologia e Artes tiveram suas cargas horárias diminuídas no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no Paraná. A Instrução Normativa Nº 011/2020 da Secretaria do Estado da Educação do Paraná ( (…)

A Suprema Corte dos EUA e seus bolos de casamentos hiperexpressivos

29/12/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dra. Mariana Pimentel Fischer UFPE A conservadora Amy Coney Barrett deverá tomar posse em breve na Suprema Corte dos EUA, que, a partir de então, contará com uma sólida maioria conservadora: seis magistrados contra apenas três de tendência progressista. Muito tem se falado sobre retrocessos com rela&cce (…)

Anpof lança Enciclopédia Audiovisual de Filosofia

23/12/2020 • Notícias ANPOF

Bioética, biopolítica, decolonialidade, direitos humanos, distopia, estética, falácias, ideologia, pobreza e neoliberalismo. São estes dez verbetes que compõem o projeto-piloto da Enciclopedia Audiovisual de Filosofia da Anpof que foi lançado nesta quarta-feira (24/12) e já está disponí (…)

Paul Ricouer e as ameaças a tolerância

22/12/2020 • Coluna ANPOF

Elton Moreira Quadros Quando, em 1994, o prefeito da cidade de Nova York, Rudolph Giuliani, estabeleceu a política da “tolerância zero”, em que houve uma forte repressão policial a crimes até mesmo considerados menos dolosos, causando, assim, uma sensação de maior segurança entre as pessoas e (…)

Episódio 11: Novos desafios para a Filosofia no Ensino Médio

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

21/12/2020 • Podcast Anpof

No episódio de hoje, o último da série sobre educação e Filosofia, recebemos Joana Tolentino. Ela é professora de Filosofia na educação básica e nas Licenciaturas integradas em Humanidades no Colégio Pedro II eintegrante do GT Filosofar e ensinar a filosofar da Anpof. Quem a entrevi (…)

Chaves e Platão: Paradoxo de ChurruMênon

17/12/2020 • Coluna ANPOF

Tiago de Oliveira Magalhães Em um de seus manuscritos, Wittgenstein afirmou que é possível escrever um livro de filosofia composto inteiramente de piadas. Concordo. O trabalho do filósofo, que exige boa dose de distanciamento dos modos corriqueiros de pensar, frequentemente parece requerer certo apreço por irrelev&ac (…)