Refugiados palestinos, os subviventes

William Costa

Professor de Filosofia da UECE

10/11/2023 • Coluna ANPOF

O refugiado caminha pelos escombros (Maria Zambrano)   Quando a guerra acabar e nenhuma estrutura política, econômica, social e cultural etc. existir estavelmente, restará uma massa de mortos e subviventes nos escombros das antigas construções. O destino dos cadáveres será o apodrecimento a c&ea (…)

Comitê Diretivo da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas na Educação Básica publica nota sobre o Projeto de Lei 5230/2023

09/11/2023 • Notas e Comunicados

A nota publicada pelo Comitê Diretivo da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas na Educação Básica tece considerações sobre o Projeto de Lei 5230/2023, que modifica a lei 13.415/2017. Segundo o documento, o PL promove avanços, mas, na prática, o Novo Ensino M&eacut (…)

O conceito de razão poética em María Zambrano

Genildo Firmino Santana

Mestre em Filosofia da Educação pelo Prof- Filo da UFPR. Graduado em Filosofia pela FAFIC e Pós-graduado em História do Brasil pela FAFOPAI. Professor na Escola Dom Bosco/PE e na FASP.

09/11/2023 • Coluna ANPOF

O conceito de Razão Poética, em Zambrano, necessita ser posto no contexto de sua Filosofia e de seu pensamento maior. A Filosofia de Zambrano, segundo Fernanda Henriques, quer responder três questões que lhe são cruciais: a) A realidade não é ser; b) A realidade não é transparência ou lu (…)

O que é real? 

Eduardo Novaes

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia

07/11/2023 • Coluna ANPOF

à Professora Nancy Mangabeira Unger Imaginemos a situação em que o pensamento é totalmente irrefletido, ou seja, que em uma comunidade é extinta a capacidade de ter reflexão. Uma sociedade inteira construída nas ruínas de uma dialética da ação razoável entre os seus ag (…)

Nota de pesar: Enrique Dussel

06/11/2023 • Notas e Comunicados

Faleceu neste domingo 5/11 o filósofo argentino Enrique Dussel, um dos mais originais pensadores do continente latino-americano. Dussel foi um filósofo de formação na Argentina, com pós-graduação na Europa em Filosofia (França) e História (Espanha) e com profundo conhecimento em Teologia. Art (…)

A filosofia precisa se pronunciar acerca do terror

Georgia Amitrano

Professora (UFU)

31/10/2023 • Coluna ANPOF

Este texto foi divulgado no Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Coluna Anpof. Ele é parte de um artigo maior a ser publicado. Impossível não se sensibilizar com os atos de terror perpetrados nas últimas guerras do século XXI: Ucrânia-Rússia e a, infelizmente recente, Israel-Palestina. Diante (…)

Patrícia Hill Collins recebe o prêmio Berggruen Prize for Philosophy & Culture

26/10/2023 • Notícias ANPOF

Patrícia Hill Collins é a vencedora da edição de 2023 do Berggruen Prize for Philosophy & Culture. Estabelecido em 2016 pelo filantropo Nicolas Berggruen, o Prêmio Berggruen de Filosofia e Cultura é um prêmio de US$ 1 milhão concedido anualmente a uma pensadora ou pensador cujas ideias m (…)

Pela apreciação da arte em oposição ao consumo

Brunno Elias Ferreira

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Rede Federal de Ensino. Doutor pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

25/10/2023 • Coluna ANPOF

É comum ouvir o termo “consumo de arte” ou “consumidor” associado ao uso dos aparatos artísticos da atualidade, como serviços de streaming de música ou vídeo, e toda arte comercial. Em virtude da internet a arte teve sua amplitude e oferta aumentadas.  Sobre a oferta, menos barreiras exis (…)

Nota de pesar: Riolando Azzi

23/10/2023 • Notas e Comunicados

A comunidade filosófica recebe com pesar a notícia do falecimento do professor Riolando Azzi, professor de filosofia aposentado da UFRJ e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, no último dia 15 de outubro. A produção acadêmica e literária de Riolando Azzi é referência important (…)

Radar Filosófico - A dimensão comunitária da crítica da razão na fenomenologia: ciência, mundo da vida e história

Eder Soares Santos

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UEL

Yuri José Victor Madalosso

Doutorando em Filosofia (UEL)

20/10/2023 • Coluna ANPOF

O presente artigo têm como objetivo principal elucidar a “crítica da razão” enquanto tarefa ampla na fenomenologia, que se realiza histórica e comunitariamente. Busca-se, especificamente, explicar os pressupostos epistemológicos e a própria noção de fenomenologia implicada na críti (…)