Saúde universal, ecologia planetária e outro modo de vida

15/12/2020 • Clipping

Texto da professora Juliana Aggio (UFBA) publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 15 de dezembro de 2020. "Se, no mundo, a necropolítica faz valer seu aspecto racista e sanguinário com os genocídios fundantes dos Estados-nações, no Brasil, ela persiste e se perpetua tanto na relação violent (…)

Biden, Brasil, Ubuntu

15/12/2020 • Coluna ANPOF

Leonardo G. S. Videira Em seu discurso de reconhecimento da vitória eleitoral, no sábado em que a eleição foi dada como vencida (07/11), Joe Biden, disse “[...] eu prometo ser um presidente que busca não dividir, mas unificar; que não vê estados azuis ou vermelhos, mas apenas os Estados Unidos.&rdq (…)

Prémio de Ensaio da Sociedade Portuguesa de Filosofia - 2020

14/12/2020 • Notícias ANPOF

  PRÉMIO DE ENSAIO SPF - Edição de 2020   Caras/os Diretores de unidades de investigação em Filosofia, Caras/os Presidentes de departamentos de Filosofia,   Temos o gosto de informar que o prazo para a apresentação de candidaturas ao Prémio de Ensaio 2 (…)

Por que você tem a obrigação de vacinar-se contra a Covid-19?

11/12/2020 • Clipping

Texto publicado pela mestranda em Filosofia na UFSJ, Isabella Passos, na Revista Estado da Arte em dezembro de 2020. "É por considerar as pessoas impedidas de serem vacinadas que a obrigatoriedade moral da vacinação deve ser assimilada como responsabilidade individual, tendo como base o dever de não prejudicar cada um (…)

Resultado dos prêmios Anpof e Filósofas de dissertação e tese será divulgado segunda-feira (14)

10/12/2020 • Notícias ANPOF

Na próxima segunda-feira, às 19 horas, haverá transmissão ao vivo da divulgação do resultado dos prêmios Anpof e Filósofas de Destaque Acadêmico: Mestrado e Doutorado 2020. O anúncio será feito pela Anpof e pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. A transmissão se (…)

Nota do GT de Filosofia da Tecnologia "Por uma tecnologia comprometida com os interesses da sociedade brasileira"

10/12/2020 • Notas e Comunicados

Em seu V Encontro Nacional, realizado nos 7 e 8 de dezembro de 2020, o Grupo decTrabalho (GT) da Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Associação Nacional de Pós- Graduação em Filosofia (ANPOF) se reuniu para refletir sobre os desafios e os compromissos dessa área filosófica no cenário bras (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Do contrato social ao contrato epistêmico-racial"

10/12/2020 • Coluna ANPOF

Manoel Pereira Lima Junior 1 Em filosofia, as teorias sobre o contrato social têm lugar de destaque ao se referirem às dimensões moral e política da vida humana. Mas, e se falássemos que o contrato social implica em um contrato epistêmico, isso causaria “espanto filosófico”? Provavelmente, sim (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Oyèrónké Oyewùmí: tecituras filosóficas comprometidas com a decolonialidade"

08/12/2020 • Coluna ANPOF

As tecelãs em um contínuo movimento de vai e vem produzidos por seus pés que sobem e descem sobre os pedais do tear, possuem o poder de (des)fazer, fiar e construir os mais diversos tipos de tecido. Invoco essa imagem no intuito de convidá-la(lo) a ler esse texto com outros ouvidos e a (des)enrolar e (inter)ligar os fios que t (…)

Anpof realiza parceria com editora Almedina/Edições 70 para publicação de livros de filosofia

07/12/2020 • Notícias ANPOF

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof) realiza parceria com a editora Almedina, proprietária das Edições 70, para publicação de até 05 livros de filosofia ao longo do ano 2021. Poderão submeter textos docentes permanentes e colaboradores dos programas (…)

Internacionalização na pesquisa acadêmica ? Precisamos discutir que internacionalização queremos (1)

03/12/2020 • Coluna ANPOF

“Há 34 anos (2) atrás quando entrei no curso de filosofia da UFRJ, a primeira coisa que os colegas me falaram era que tinha que ler os filósofos na sua língua original. Como eu havia começado a estudar Immanuel Kant, o natural fosse que me matriculasse no curso de alemão. No mestrado, regularmente em encont (…)