Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA e Diretoria da Anpof tratam do cenário da Filosofia em reunião institucional

19/10/2023 • Notícias ANPOF

No dia 18 de outubro, a Diretoria da Anpof — representada pelo presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE) — se reuniu com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA. Entre as pautas do encontro estiveram temas relacionados à p&oacu (…)

A Fenomenologia do Invisível e Religiões de Matriz Africana: Só um Orixá nos poderá Salvar

Arthur de Oliveira Machado

Doutorando em Filosofia (UFSM)

17/10/2023 • Coluna ANPOF

Assim, pois, encontramos na África isso que se tem chamado de ‘estado de inocência’: da unidade do homem com Deus e com a natureza. É o estado da inocência de si. (…) O reino do espírito é entre eles tão pobre e o espírito tão intenso, que uma representação que (…)

Nota de pesar: Maria da Graça Franco Ferreira Schalcher

14/10/2023 • Notas e Comunicados

Com pesar, a Diretoria da Anpof comunica o falecimento da Profa. Dra. Maria da Graça Franco Ferreira Schalcher. Aposentada do Departamento de Filosofia do IFCS-UFRJ, Maria da Graça não apenas foi uma professora e pesquisadora, mas esteve a frente da vice direção do IFCS nos anos noventa, bem como foi coordenadora d (…)

Programação prévia das comunicações e mesas redondas do Miniencontro Anpof é divulgada

13/10/2023 • Notícias ANPOF

A comissão organizadora do Miniencontro Anpof - 40 anos acaba de divulgar a programação prévia das comunicações - presenciais e online - e mesas temáticas - apenas presenciais. O evento acontecerá em Fortaleza/CE entre 20 e 22 de novembro e parte da programação é virtual. Os (…)

Anpof repudia ações ocorridas na PUC-Rio por ocasião do debate sobre o conflito Israel-Palestina

12/10/2023 • Notas e Comunicados

A Anpof repudia as ações ocorridas na PUC-Rio por ocasião do debate sobre o conflito Israel-Palestina, no dia 11 de Outubro. Nos solidarizamos com Michel Gherman, professor da UFRJ, historiador e pesquisador de questões judaicas. O evento sucedido na PUC-Rio, ao tentar impedir a fala de Michel Gherman, é tanto um ato de (…)

Manifesto contra a estetização linguística da filosofia: a prioridade da internacionalização face a uma holografia nacional

Eduardo Novaes

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia

11/10/2023 • Coluna ANPOF

à Cátia Rosana, minha mãe Nascido a 25 de fevereiro de 1988, datado escrevo. Com a filosofia, porém, uma névoa emana e, ante pretérito – presente – futuro, o eterno espelha, incide, promana algo que não ele mesmo se não o mesmo. Dessa dupla negação, padece a histó (…)

Nota de falecimento: Emmanuel Carneiro Leão

08/10/2023 • Notas e Comunicados

É com imenso pesar que a Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ recebe a notícia do falecimento do professor Emmanuel Carneiro Leão. A Direção expressa seus sentimentos a todos os familiares e amigos do professor. “Princípio e fim se reúnem na periferi (…)

Jornadas de junho: dez anos depois, o que fica de lição?

04/10/2023 • Podcast Anpof

Neste ano, completaram-se 10 anos das jornadas de junho. Para refletirmos sobre esse tema, convidamos para este episódio o professor Rodrigo Nunes (PUC/Rio), autor do livro Nem vertical nem horizontal – Uma teoria da organização política. Quem conduziu essa conversa foi a professora Georgia Amitrano (UFU/Anpof). O liv (…)

GT Pensamento Filosófico Brasileiro lança Enciclopédia da Filosofia Brasileira 

02/10/2023 • Notícias ANPOF

O Grupo de Trabalho Pensamento Filosófico Brasileiro, ligado à Anpof, acaba de publicar a Enciclopedia da Filosofia Brasileira (EFB), que apresenta verbetes sobre filósofas e filósofos brasileiros, a história das instituições de ensino e pesquisa bem como sobre temas da filosofia brasileira em geral. (…)

Sobre a tolerância utilitária: a dimensão negativa do suportar

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

02/10/2023 • Coluna ANPOF

A noção de tolerância tem sido uma preocupação recorrente ao longo da história da filosofia. Não foram poucos os filósofos e filósofas de incontestável relevância que já exploraram as dimensões e implicações desse conceito. A título de exemplo, p (…)