Schopenhauer e o pessimismo anticoach

Alex Andrade

Mestrando em Filosofia (UFBA)

27/09/2023 • Coluna ANPOF

Em O mito de Sísifo, o filósofo Albert Camus afirma que julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia e todas as outras questões surgem depois. Eu particularmente concordo com a posição de Camus e endossaria que, caso a resposta seja positiva, ainda h (…)

Suicídio: um debate urgente para a Filosofia e para o viver ético

Flávia Andrade Almeida

Psicóloga, mestre em Filosofia (PUC-SP) e doutoranda em Psicologia Clínica (USP)

25/09/2023 • Coluna ANPOF

Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não vale a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, vem depois [...] Se eu me pergunto por qu (…)

Abertas as inscrições para participação com direito à certificado no Miniencontro Anpof 40 anos

21/09/2023 • Notícias ANPOF

Estão abertas as inscrições para participação com direito à certificado no Miniencontro Anpof 40 anos. As inscrições, nessa modalidade, custam R$10. Estão isentas de pagar por esse valor pessoas negras (com declaração); trans; indígenas; mães (gestantes, adota (…)

Filosofia DEF

Fábio Abreu dos Passos

Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPI, artista visual e uma pessoa com deficiência.

21/09/2023 • Coluna ANPOF

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas em 2023, tendo como base os dados da Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, apontam que existem no Brasil mais de 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 8,9% da populaçã (…)

Emma Goldman e as forças de segurança "pública"

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

19/09/2023 • Coluna ANPOF

Porque é bem provável que mais importante do que levar a consciência de classe às fábricas, é levá-la aos quartéis “Quando você for convidado Pra subir no adro da Fundação Casa de Jorge Amado Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos Dando porrada na nuca (…)

Anpof 40 anos: A epidemia de sofrimento nas universidades

14/09/2023 • Podcast Anpof

Neste ano em que celebramos os 40 anos de existência da Anpof, a diretoria da nossa associação compartilha com a comunidade filosófica brasileira algumas questões que devem ser discutidas para pensarmos as próximas décadas da Anpof. O sofrimento psíquico na universidade é uma delas. Para refle (…)

Radar Filosófico: Mulheritude

12/09/2023 • Coluna ANPOF

Mulheritude é um conceito criado por mim, como proposta de resposta ao machismo e ao sexismo, necessária para o momento. Apesar das conquistas alcançadas pelos movimentos feministas do passado,  continua ainda sendo pesado ser uma mulher nos dias atuais.  Mas, para introduzir esse assunto, precisamos pontuar que há (…)

Fenomenologia: "uma sinfonia a muitas vozes"

Janilce Silva Praseres

Pós-doutoranda em Filosofia na Universidade da Beira Interior

Janessa Pagnussat

Doutoranda em Filosofia (UFSM) e professora de Filosofia (UFN)

12/09/2023 • Coluna ANPOF

A fenomenologia configura-se hoje como uma “sinfonia a muitas vozes”, como bem afirmou o Papa João Paulo II, em Roma, no dia 24 de Março de 2003, em um encontro com fenomenólogos do mundo todo, afirmando ainda que, a fenomenologia é sobretudo uma atitude de caridade intelectual para com o homem e o mundo. Considera (…)

Abertas as submissões de propostas para mesas redondas para o Miniencontro Anpof 40 anos

05/09/2023 • Notícias ANPOF

A comissão organizadora do Miniencontro Anpof 40 anos acaba de abrir submissões para propostas de mesas redondas para o evento comemorativo, que será realizado em Fortaleza de 20 a 22 de novembro. O prazo de submissão é o dia 23 de setembro e as propostas devem seguir as temáticas do evento, que podem s (…)

A Face Oculta da Filosofia: Por uma Política de Declaração de Cor/Raça nos Programas de Pós-Graduação da Área

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

05/09/2023 • Coluna ANPOF

Sem rodeios. Os programas de pós-graduação em filosofia deixam de declarar a cor/raça de 4 a cada 10 estudantes. Isso prejudica profundamente a implementação e o acompanhamento de políticas de combate ao racismo na área. O que está em jogo é o cultivo de uma ignorância na filosof (…)