Filosofia do Ensino de Filosofia: uma conversa sobre os movimentos de sua constituição como campo acadêmico

13/05/2022 • Podcast Anpof

Iniciamos, neste episódio do Podcast Anpof, os debates que acontecerão em outubro no XIX Encontro Anpof, na mesa redonda sobre o Ensino de Filosofia. Esta temática fora introduzida em 2021, na campanha Ensino de Filosofia: por uma cidadania filosófica do campo.

Para este episódio, convidamos a profa. Dra. Elisete Tomazetti (UFSM) e o doutorando Augusto Rodrigues (UNESP), sob a mediação da professora Patrícia Velasco (UFABC/Anpof). Na conversa, discutiu-se de que modo o crescimento da área em termos de eventos, iniciativas e publicações culminou no necessário afrontamento da temática do campo: quem somos? O que produzimos? Que legado já temos?

Elisete e Augusto recuperaram o histórico da área, identificando – a partir deste – não só a existência de algumas gerações de pesquisadoras e pesquisadores demarcadas pela diferença no modo de aproximação da temática, como também o que chamaram de uma “virada discursiva”: a partir dos anos 2000 – e de modo irreversível depois da obrigatoriedade da Filosofia como disciplina, em 2008 – , e da consolidação de um corpus específico do Ensino de Filosofia na década subsequente, o campo do Ensino de Filosofia foi finalmente assumido pela própria Filosofia. 

A cidadania filosófica pleiteada pelo Ensino de Filosofia junto à comunidade filosófica da pós-graduação não se restringe, nessa conversa, a um espaço institucional, mas compreende também – e primordialmente – o reconhecimento de um novo espaço para o próprio filosofar. Passa, portanto, por uma discussão de cunho epistemológico: qual o lugar do Ensino de Filosofia entre as questões educacionais e os problemas filosóficos? Discussão que, como pontuado por nossos convidados, não é consensual entre os pares e certamente será um dos motes da plenária de outubro.

O episódio já está disponível nas plataformas Castbox e Spotify.