Podcast Anpof convida Perdidos na Paralaxe para episódio sobre ensino remoto

23/04/2021 • Podcast Anpof

Neste mês em que estamos discutindo ensino remoto por aqui, convidamos o Podcast Perdidos na Paralaxe para ocupar nosso podcast. Ouça no Castbox ou em nosso Spotify.

Débora Fofano, Carlos Pedrosa e Raquel Rocha convidaram o professor Antônio Alex Pereira para essa reflexão.

Nesse episódio, a hipótese do ensino remoto como gambiarra guia a conversa de nossos convidados. Eles abordaram as diferenças entre Ensino remoto, EAD e Ensino Hibrido, discutiram a falta de acesso aos meios tecnológicos, a precarização da vida social, como a escola é uma instituição que ainda modifica a vida e a cidadania e a importância dos afetos na educação. O que mais importa nesse momento é o conteúdo?

Eles também salientaram a importância da formação dos professores e, entre uma conversa e casos, falaram também sobre o neoliberalismo e governamentalidade algorítmica. No final do programa, eles ainda apresentam algumas indicações e referências importantes para o tema.

Agradecemos Pedro Bravo (Filosofia a Sério) pela curadoria deste episódio.

***

O podcast Perdidos na Paralaxe tensiona a reflexão através da literatura, séries, filmes e todo arcabouço da cultura pop, visando compreender a realidade para além do entretenimento. Com uma linguagem acessível e divertida abordam temas pertinentes à democratização do saber em prol de uma sociedade capaz de pensar, para isso, usam a filosofia.

Débora Klippel Fofano (RJ) é licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC. Raquel Rocha (CE) é pós-doutoranda do MIH-UNILAB, doutora em filosofia pela UFRJ com mestrado e graduação em filosofia pela UECE. Carlos Frederico Pedrosa da Costa (CE) é bacharel em filosofia e mestre em sociologia pela UFC. Host, produtor e editor do podcast Perdidos na paralaxe. Antônio Alex Pereira de Sousa, doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, com graduação em Filosofia pela UECE e especialização em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá. Integra o Fórum de Professores de Filosofia do Ceará (UECE) e atualmente é redator da BNCC no Ceará.