Professor Roberto Machado: memórias e histórias

14/04/2023 • Podcast Anpof

Quem estuda Foucault, Nietzsche, Proust ou Deleuze no Brasil com certeza já se encontrou com o trabalho do filósofo Roberto Machado. O pernambucano radicado no Rio de Janeiro morreu em 2021 e nos deixou livros, artigos, teses, traduções que seguem formando filósofos em nosso país. Mas Roberto Machado deixou, sobretudo, uma imensa saudade naqueles que o conheceram de perto e conviveram não apenas com o filósofo extraordinário, mas com o professor generoso e com o ser humano interessado nos alunos.

Nesse episódio ouvimos as histórias de três professoras que foram suas alunas ou orientandas: profa. Dra. Georgia Amitrano (UFU), profa. Dra. Joana Tolentino (Colégio Pedro II) e profa. Dra. Mariana Toledo (UFF).

Não se trata de uma conversa sobre o seu inquestionável e rico trabalho, mas sobre o professor que abarrotava as salas de aula, que memorizava conferências e dominava a plateia como aprendiz de Suassuna. Sobre o professor que vivia a filosofia em sua vida, convidava seus alunos para pensar e estava sempre por inteiro com eles e, por isso, tinha uma capacidade ímpar de percebê-los e ajudá-los a encontrar os seus caminhos.

Georgia, Joana e Mariana falam do Roberto que gostava de ir à praia e nadar, caminhar na floresta, tomar cerveja e que quebrava afetos com a sua capacidade de escuta.

Assista no YouTube ou escute no Spotify e Castbox.