Sub-representação de negros e negras na Filosofia no Brasil

Adriano Correia

Professor da UFG, pesquisador do CNPq e presidente da Anpof

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

03/07/2020 • Podcast Anpof

O episódio de hoje discute os números da sub-representação de negros e negras na filosofia brasileira. O presidente da Anpof e professor da Universidade Federal de Goiás, Adriano Correia, recebe o professor da Universidade Federal Fluminense, Fernando de Sá, que acaba de publicar um estudo inédito na revista Problemata. Ele realizou uma pesquisa sobre os números que revelam a escassez de temáticas e referências negras nos estudos filosóficos brasileiros.

O professor de Filosofia da Educação da UFF fez um levantamento dos trabalhos de pós-graduação defendidos entre 1987 e 2018 no Brasil, e constatou que apenas cerca de 0,5% das mais de 10 mil teses e dissertações em filosofia são relacionadas diretamente a filosofias e filósofos negros e filósofas negras. Fernando considerou de forma ampla o que seria estudo filosófico negro, contemplando perspectivas culturais e também filósofos negros de qualquer período histórico. Dos 53 trabalhos encontrados, a maior parte foi publicada na última década e, principalmente, de 2014 para cá.

Nesta conversa, Fernando e Adriano discutem o que há por trás desses números. Fernando, um professor negro e filho de africano, conta um pouco da sua trajetória na Filosofia, como percebe uma rejeição à entrada do debate sobre negritude dentro dos programas de pós-graduação em Filosofia e como chegou até essa pesquisa. Ele também comenta sobre a importância das cotas raciais e o papel dos programas de pós-graduação no combate ao racismo. O professor defende como a maior presença de negros e negras nos programas de pós-graduação traz benefícios não apenas para a vida dessas pessoas, mas para a própria universidade. Ouça no Spotify ou Castbox.

Acesse o artigo com os resultados dessa pesquisa aqui: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/49110