Programa Autoria: 'As origens da USP' com Priscila Elisabete

02/12/2020

Olá!

Na próxima terça-feira ocorrerá mais uma transmissão do AUTORIA, programa de entrevistas sobre obras de filosofia, educação e humanidades. Uma atividade do PROF-FILO UFMT – Mestrado Profissional em Filosofia, núcleo Universidade Federal de Mato Grosso.Autoria

Dia 1º de dezembro a entrevistada da vez é a pesquisadora Priscila Elisabete da Silva, do Instituto de Pesquisa da Afrodescendência, que conversará sobre o livro "As origens da USP: raça, nação e branquitude na universidade" (Editora Appris).

Priscila Elisabete integra a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (APBN) e o Grupo de Pesquisa Tecnologia, Educação, Avaliação e Sociedade. Docente com experiência no ensino superior e na educação básica. É também sócia fundadora da Startup Comunidade Sustentável. Dedica-se ao estudo das relações raciais atuando principalmente nos temas educação, identidade, branquitude, raça e gênero.

A obra em discussão investiga as relações entre as ideias que fomentaram a criação da Universidade de São Paulo e o debate da época sobre "raça e eugenia", refletindo sobre como os impactos do "Projeto USP" marcaram a identidade e as relações sociais/raciais presentes na instituição.

O programa AUTORIA será transmitido no canal do PROF-FILO UFMT no youtube às 18h (horário Cuiabá)/19h (horário Brasília).

Você poderá enviar perguntas e comentários durante a entrevista.

Esperamos você. 

https://www.youtube.com/watch?v=6IkgCXRzCMc

Programa Autoria

https://www.youtube.com/watch?v=6IkgCXRzCMc

Autoria é o programa de entrevista sobre obras de filosofia, educação e humanidades desenvolvido pelo PROF-FILO UFMT – Mestrado Profissional em Filosofia, núcleo Universidade Federal de Mato Grosso. Autores/as que tenham publicações recentes nas áreas de filosofia, educação ou humanidades em geral são convidadas/os para falar de sua obra e de suas pesquisas. O principal objetivo do Autoria é divulgar a produção nessas áreas junto à comunidade acadêmica e aos professores da educação básica. O programa é produzido pelos docentes do PROF-FILO UFMT Alécio Donizete da Silva e Rodrigo Marcos de Jesus e conta ainda com a participação de estudantes do mestrado profissional na elaboração do roteiro da entrevista. A duração do programa é de uma hora. A transmissão acontece no canal do PROF-FILO no youtube. O público que acompanha a entrevista participa com perguntas e comentários via chat.

Autoria estreou no final de 2020 e realizou três entrevistas. Em 2021 o programa continuará com entrevistas mensais e, eventualmente, com edições especiais.

Contato do PROF-FILO UFMT: proffiloufmt@gmail.com