NOVO ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE

26/04/2021 • XIX Encontro Nacional da Anpof

NOVO ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF
ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE

Logo após o resultado das eleições para a direção da ANPOF, ainda em 2020, abriu-se uma consulta aos coordenadores e coordenadoras de Programas de Pós-graduação (PPGs) e de Grupos de Trabalho (GTs) a respeito do XIX Encontro Nacional da ANPOF: se deveria ser realizado em 2021 (1) de modo presencial em junho, (2) de modo presencial no segundo semestre, (3) de modo virtual ou, ainda, (4) se deveria ser adiado para 2022 e, em 2021, teríamos uma semana de debates nos moldes da que ocorreu em 2020, via YouTube.

Na reunião da nova diretoria (2021-2022) com os coordenadores e coordenadoras de PPGs e GTs, realizada no dia 03 de fevereiro de 2021, foram expostos os resultados da consulta.

Em que pese o período de consulta (fim de ano letivo), apenas 12 dos 53 PPGs afiliados à ANPOF (22,5%) responderam à solicitação, nos seguintes termos: 1 PPG votou pelo encontro presencial em junho, 1 pelo encontro presencial no segundo semestre, 5 pela realização virtual do encontro e outros 5 pela semana de debates via YouTube.

Dos 72 GTs, 22 (30,5%) responderam à solicitação da ANPOF, dos quais 3 votaram pelo encontro presencial em junho, 11 pelo encontro virtual e 4 pela semana de debates; ademais, 1 votou pelo cancelamento total do encontro, 2 responderam à consulta sinalizando não ter preferência e 1 GT apontou a necessidade de um debate prévio à definição do encontro.

Além da apresentação dos resultados supra referidos, a diretoria da ANPOF compartilhou os orçamentos realizados: estima-se que seriam necessários pelo menos R$300.000 para um encontro virtual síncrono nos moldes daquele que bianualmente é realizado de forma presencial, com sessões simultâneas de apresentações durante o dia e sessões plenárias no período noturno; avalia-se, igualmente, o empenho de R$70.000 para a realização de um encontro assíncrono, no qual as apresentações seriam previamente gravadas e disponibilizadas em uma plataforma e o debate ficaria restrito aos fóruns virtuais.

A diretoria da ANPOF considerou impraticáveis os valores em questão e sopesou também que o encontro assíncrono descaracterizaria completamente a ideia de “encontro”, presente não só no título como no âmago das reuniões bianuais da Associação.

Nesse sentido, e com a anuência de todas as coordenações de PPGs presentes na reunião virtual do dia 3 de fevereiro, decidiu-se pela realização, em junho, de uma semana de debates transmitida via YouTube à comunidade filosófica, postergando o tão aguardado encontro presencial para 2022.

Nos meses subsequentes à reunião, uma nova consulta foi feita aos coordenadores e coordenadoras de PPGs e GTs, a respeito de possíveis temáticas para as noites de debates. As indicações foram coletadas e repassadas aos próprios proponentes para que fossem votadas.


O processo de consulta às coordenadoras e coordenadores de PPGs e GTs quanto aos temas para a Semana ANPOF 2021 foi composto por dois momentos. No primeiro momento, a Diretoria entrou em contato com cada coordenador e coordenadora solicitando que enviassem até 2 (duas) sugestões de temas que deveriam ser contemplados na Semana ANPOF. Na primeira consulta, 41 GTs se manifestaram sendo que: 22 GTs sugeriram temas, 8 GTs subscreveram a sugestão de 1 GT, e 11 GTs não enviaram sugestões, acatando a decisão da Diretoria. Quanto aos PPGs, 13 programas se manifestaram.

Uma vez recebidas 35 sugestões, ao todo, a Diretoria os aglutinou em 5 principais temas que deveriam ser novamente escolhidos pelos coordenadores e coordenadoras de GTs e PPGs.

No segundo momento da consulta aos GTs e PPGs quanto aos temas da Semana ANPOF, foi solicitado que cada coordenador e cada coordenadora escolhesse 4 (quatro) dentre os 5 (cinco) principais temas aglutinados a partir da consulta anterior. Finalizado o prazo para a consulta final, portanto, a Diretoria da ANPOF encaminhou aos GTs e PPGs o resultado dos temas que serão contemplados na Semana Anpof 2021.

Os 4 temas mais votados por 18 GTs e 19 PPGs foram:
Filosofia e Mulheres
Democracia e autoritarismo
Ciência: epistemologia, história e política
Filosofia e humanidades

*8 GTs se abstiveram de votar no segundo momento, acolhendo a decisão da Diretoria.


Em abril, a diretoria enviou para as coordenações dos PPGs um formulário para ser encaminhado à representação discente de cada programa. O formulário também foi divulgado nas redes sociais. A partir desse documento, a ANPOF consultou as representantes e os representantes sobre os temas que julgam pertinentes serem discutidos pela Associação, no que tangencia o interesse dos discentes. Assim, a Semana ANPOF ainda contemplará quatro mesas voltadas aos e às discentes de pós-graduação em Filosofia e os temas serão definidos a partir das indicações do formulário.

A semana de debate da ANPOF ocorrerá de 21 a 25 de junho de 2021 e será transmitida pelo canal do YouTube da Associação. A noite de abertura será organizada pela Diretoria. Nos dias seguintes, à noite, as mesas de docentes serão compostas a partir dos temas acima escolhidos; e à tarde, elas serão formadas pelos temas elencados pelas representações discentes em formulários enviados à Diretoria.


Em breve divulgaremos a programação completa.

Saudações acadêmicas,
Diretoria da ANPOF (biênio 2021-2022)

NOVO ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE