Mestrado Profissonal em Filosofia

Eder Soares Santos

05/05/2020 • A ANPOF e o Ensino Médio

Instituio Universidade Estadual de Londrina A ANPOF-EM evidenciou que h um nmero bastante expressivo de professores de filosofia do Ensino Mdio interessados e a procurar de uma melhor qualificao profissional para continuarem atuando como professores da Rede de Ensino da Educao Bsica. A fim de contribuir com o debate iniciado pela comisso organizadora da ANPOF-EM, apresento abaixo algumas indicaes e tpicos que so de interesse para a discusso e para uma futura proposta de um Mestrado Profissional em Filosofia. As informaes foram geradas a partir do trabalho j realizado por outros PROFs. Profs pelo Brasil: formao de professores Programas existentes: ?? ProfMat (SBM/ IMPA) ?? ProfLetras (UFRN) ?? ProfHistria (UFRJ) ?? Profis (SBF) ?? Profartes (UDESC) ?? ProfApi (ANDIFES) PROF-FILO Desafios Criao de uma rede nacional voltada para a qualificao de professores de Filosofia do Ensino Mdio: Adeso de instituies com corpo docente qualificado de acordo com as regras da Capes; Adoo e organizao de uma plataforma EAD; Produo de material didtico; Aulas semipresenciais (cursos de vero e inverno); Contratao de tutores; Bolsas; Definio do pblico; Parcerias com as secretarias de educao Potencialidades Formao de professores formadores Consolidao da Filosofia como componente curricular do Ensino Mdio; Vinculao da ps-graduao com a Educao Bsica; Parcerias institucionais: Circulao de conhecimento e de pesquisadores; Abertura de um novo campo de atuao: egressos da licenciatura (futuros discentes); estudantes de ps-graduao (tutores) Dinamizao e diversificao da produo cientfica: Produo de material didtico (para o PROF-FILO e para o ensino mdio) e outros tipos de publicao e eventos na rea. Perguntas mais frequentes Quem financia o PROF? Tem bolsa para alunos? Tem bolsa para os docentes do programa? Tem bolsa para tutores? Quanto custa um PROF? A CAPES a agncia financiadora dos PROFs-, com verba para o funcionamento dos polos e da articulao dos polos. As aulas so presenciais ou distncia? As aulas podem ser presenciais ou, semipresenciais ou, totalmente EaD. Por exemplo, o PROF de Histria optou por aulas presenciais - com algumas atividades em EaD nacionais. Eventualmente, alguma disciplina poder ser distncia. Existe a produo de material didtico nico para todas as instituies parceiras? Como ele organizado, produzido e distribudo? A produo poder ser junta ou separada, mas disponibilizada para todos. No caso da educao a distncia, como gerir a plataforma moodle? Temos equipe de TI para isso? Quem optar por EaD ter que desenvolver essas plataformas nas IES participantes. Ao decidir sobre essa modalidade verificar quais IES tm condies para isso ou como iro desenvolver essas bases. A CAPES no se responsabiliza por isso, mas pode financiar a implantao. Qual a responsabilidade da instituio que ancora o prof.? E a responsabilidade das demais associadas? A IES que ancorar/coordenar o PROF dever gerenciar tudo, a seleo dos alunos e o Portal. Os ncleos ficaro responsveis pelas as aulas e a titulao. Cada ncleo vai titular sua turma, cada universidade se responsabiliza pelos seus alunos. Como o exame de seleo? Ele nico? Qual o formato? O Exame de seleo dever ser nico. Poder ser feito por empresas especializadas, gerenciado pela IES coordenadora da proposta. O formato das provas de seleo depender de como organizaro a seleo. Qual o modelo do trabalho de concluso do curso? Dissertao, material didtico, projeto de interveno? O Trabalho Final dever ser um produto/ um material didtico, uma proposta pedaggica/ pesquisa em escola /admite-se uma dissertao/ relatrio de pesquisa / produo de um filme documentrio/ um livro\texto didtico\ reviso de contedos. A ideia que ao final do curso o professor da escola tenha alguma proposta de inovao ou melhoria do ensino de sociologia em sala de aula. Ou, ainda, alguma proposta de interveno na escola como um todo. O curso exclusivo para professores? Pessoas com outro perfil podem participar? No nosso caso das Cincias Sociais, queremos quais alunos? Definido por cada rede proponente. Localmente, como tem sido a relao com as Secretarias de Educao? H resistncias em algumas Secretarias de Educao de alguns estados em reconhecer que o ttulo de mestrado profissional vale a mesma coisa que o de um mestrado acadmico. Haver necessidade de esclarecimentos junto algumas Secretarias. Quais critrios as IES parceiras devem atender. Todas precisam ter programas de ps-graduao? Qualquer IES pode participar e no precisa ter programa de ps na instituio parceira. Quem titula e certifica? A IES parceira ou isso centralizado? A IES parceira titula suas turmas. Como feita a avaliao Capes? pela rede ou pela IES responsvel? A CAPES monta uma comisso ad hoc. No a mesma do comit j existente. Ainda est indefinida a avaliao aps aprovao. Possivelmente ser criado um comit especfico para os PROFs. 13. Quem faz o controle acadmico? Ele feito pela rede ou responsabilidade da IES parceira? Cada IES controla seus alunos. 14. Existe critrio para o nmero de vagas ofertadas? O nmero de vagas depender do nmero de professores orientadores disponveis em cada polo. 15. Outras A Proposta APCN ? do Mestrado PROF em rede deve ser aprovada em todas as instituies envolvidas. Cada envolvido dever negociar muito bem isso em suas instncias deliberativas, porque uma vez aprovado no poder ser alterado em cada IES. A alterao ser sempre na rede. Depois que for aprovado, em todas as instituies e na CAPES, s depois de 1 ano de funcionamento poder ser alterado. Sempre em rede. Da passa de novo em cada IES. A seleo nacional. As bancas podem fazer circular os docentes de cada ncleo. Tem-se que prever verba para isso Dever ocorrer reunio das linhas de pesquisa, dos coordenadores de ncleo. Deve-se criar um regimento. No regimento deve constar o critrio para participao do professor da Educao Bsica.