PROPOSTAS PARA UM PROF DA FILOSOFIA

Eduardo Barra

05/05/2020 • A ANPOF e o Ensino Médio

Instituio UFPR, UFPE, UFRJ, UFRGS, PUCRS, Unirio, USP, UFABC Neste ano, ocorrer a segunda edio do Encontro da ANPOF do Ensino Mdio (ANPOF_EM) ? nome pelo qual ficou conhecido o segmento da programao do Encontro Nacional de Filosofia dedicado aos professores do ensino mdio. A edio inaugural da ANPOF_EM ocorreu em 2012. Para esta edio de 2014, foram selecionados 24 trabalhos de um universo de 80 inscritos. Os autores desses trabalhos ? exclusivamente, professores de filosofia no ensino mdio ? esto distribudos em 11 diferentes estados da federao (BA, DF, MG, MT, PE, PR, RJ, RN, RS e SP). Na edio anterior, houve um nmero maior de trabalhos inscritos ? 120 ?, mas, entre os selecionados, seus autores estavam concentrados em 7 estados (AL, BA, ES, PR, RJ, RS e SP), sendo que aproximadamente 60% deles eram oriundos do estado sede do encontro (PR), o que no acontecer na edio de 2014. Que um evento ainda na sua segunda edio atinja um pblico to diversificado e to bem distribudo pelo territrio nacional, no se pode tomar como um acontecimento fortuito. O sucesso dessa iniciativa, na qual professores da educao bsica podem apresentar os resultados de suas atividades de docncia e de pesquisa realizadas aps a graduao, aponta para a constituio de uma comunidade de professores-pesquisadores e remonta mobilizao desencadeada pelas lutas pelo retorno da filosofia ao ensino mdio, cujos primeiros movimentos ocorreram no final da dcada de 1970. Um fato notvel que essa mobilizao pela filosofia no ensino mdio tenha se mantido ativa mesmo depois da promulgao da Lei n 11.684, de 2 de junho de 2008, que tornou obrigatria a disciplina de filosofia nas escolas. Duas aes, no mbito da ANPOF, foram decisivas para isso. Primeiro, a discusso que deu origem s Orientaes Curriculares Nacionais (PCNEM) publicadas em 2006, cuja conduo esteve a cargo de representantes da comunidade filosfica nacional indicados pela ANPOF. Segundo, a atuao do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, cuja primeira reunio ocorreu em 2006, durante o XII Encontro Nacional de Filosofia, em Salvador. indiscutvel que, a partir 2012, essa mobilizao ganhou novo impulso com a grande acolhida alcanada pelo Encontro da ANPOF_EM entre o seu pblico-alvo e entre diversos outros segmentos da comunidade filosfica nacional. Certamente, para muitos professores cujos trabalhos acima mencionamos, a deciso de inscrev-los nos dois ltimos encontros nacionais de filosofia foi fortemente influenciada pelo fato de que se tratava de eventos promovidos pela ANPOF. Em vista desse quadro, a comisso organizadora do II Encontro ANPOF_EM dirige-se a toda comunidade filosfica nacional para propor um debate, que dever ser iniciado aqui neste frum e ter o seu desfecho no Simpsio da ANPOF_EM. Esse simpsio parte da programao do encontro e consiste de uma mesa-redonda sobre temas relacionados articulao entre a ps-graduao e a formao de professores . O debate em questo acerca da criao de um PROF da Filosofia. Os PROFs so mestrados profissionais em redes de mbito nacional destinados a professores da educao bsica. Eles atendem poltica de articulao entre ps-graduao e a formao de professores mantida pela CAPES nos ltimos anos. H PROFs em funcionamento nas reas de fsica, matemtica, histria, letras e artes, e em fase de implantao nas reas de qumica e sociologia. Assim, para traarmos um diagnstico mais completo das opinies e propostas de encaminhamento da comunidade acadmica filosfica, a Comisso Organizadora da ANPOF do Ensino Mdio 2014 sugere esse tema para um debate prvio neste Frum. Na ltima dcada, por fora da lei, os cursos de licenciatura ganharam integralidade prpria em relao aos bacharelados. Temos assistido a diversas mudanas nas estruturas dos cursos de graduao em filosofia, bem como no perfil do egresso. As mudanas nas licenciaturas indicam a necessidade de revisar a relao entre a formao filosfica e a formao do professor. Por conseguinte, h uma notria demanda por pesquisas na rea de ensino de filosofia no nvel de ps-graduao. Se, por um lado, pesquisas estritamente acadmicas na rea em questo tm sua natureza e seu locus especficos, por outro, inegvel a urgncia e a necessidade de um espao em que professores possam pensar, pesquisar, amadurecer, aprimorar e recriar as prticas filosfico-pedaggicas que tm sido desenvolvidas em nossas salas de aula da educao bsica. Assim, ao lado das pesquisas j realizadas em programas de educao e de filosofia, o mestrado profissional para professores de filosofia poderia proporcionar a criao ou a expanso de um espao de reflexo voltado docncia da filosofia na educao bsica dentro dos prprios departamentos de filosofia e dos demais departamentos que a eles se associam na formao inicial de professores. So essas algumas das questes que gostaramos de colocar para apreciao da nossa comunidade como preparao para o Simpsio da ANPOF_EM, durante o XVI Encontro Nacional de Filosofia, de 27 a 31 de outubro. Dentre outros, nossos objetivos so informar, esclarecer, fomentar discusses, propor iniciativas de encaminhamentos, sondar candidaturas de universidades interessadas em associar-se proposta e articular comisses de trabalhos para as providncias formais. Eduardo Barra (UFPR) rico Andrade (UFPE) Filipe Ceppas (UFRJ) Gisele Secco (UFRGS) Jos Leonardo Ruivo (PUCRS) Marcelo Guimaraes (Unirio) Marta Alencar (USP) Patrcia Velasco (UFABC)