Avaliação Quadrienal CAPES 2017

No último dia 20 de setembro foi divulgado o resultado da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação pela Capes. Os dados gerais da avaliação podem ser consultados no Relatório de Avaliação, que está entre os documentos que divulgamos abaixo como subsídio para a discussão. O momento em que é divulgado o resultado da avaliação é particularmente auspicioso para que nos detenhamos sobre os documentos que orientam a avaliação na nossa área e consideremos eventuais distorções, correções, acréscimos, aprimoramentos e reorientações.

A inspiração para a promoção deste debate provém da convicção de que mesmo que se possa esperar de uma avaliação que ela exiba critérios precisos, equânimes, imparciais, universais e estáveis, de modo a permitir que os programas possam se planejar a médio e longo prazo, é parte desse mesmo processo a discussão permanente visando seu aprimoramento incessante.

Com esse tópico no Fórum, além de propor a discussão dos documentos e do resultado da avaliação, é também nosso propósito estimular o debate sobre as comissões de avaliação (dos programas, do Qualis Periódicos e do Qualis Livros) e sobre a forma como elas são constituídas, considerando critérios como representatividade, transparência, imparcialidade, renovação e participação da comunidade no processo de definição das comissões.

Convidamos a comunidade a participar desta discussão, principalmente os mais diretamente envolvidos no processo de avaliação e informados sobre ele. Esta discussão, como outras análogas que foram conduzidas no passado, é decisiva para o futuro da nossa área. As contribuições deverão ser enviadas para  diretoria@anpof.org.br

Documentos:

  • Relatório da avaliação quadrienal
  • Documento de área
  • Classificação de livros
  • Considerações sobre o Qualis Periódicos
  • Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis

O Qualis-Filosofia e o edital para revistas do CNPQ/Capes

Odilio Alves Aguiar

05/05/2020 • Avaliação Quadrienal CAPES 2017

O Qualis-Filosofia Como avaliamos os nossos Periódicos?

Marcos César Seneda

05/05/2020 • Avaliação Quadrienal CAPES 2017

Sobre a suposta imparcialidade dos números

Patrícia Kauark-Leite

05/05/2020 • Avaliação Quadrienal CAPES 2017

Considerações sobre a avaliação da produção intelectual docente

Sílvia Altmann

05/05/2020 • Avaliação Quadrienal CAPES 2017