Carta à comunidade da Anpof

Adriano Naves de Brito

05/05/2020 • Eleições ANPOF 2016

15 Out 2016

Carta à comunidade da Anpof.
Eleições para o biênio 2017-18: apresentação de chapa.

Como é regra em nossa Associação, no encontro nacional, que este ano terá lugar em Aracaju, haverá eleições para a escolha de uma nova diretoria para o biênio 2017-2018. O grupo que subscreve esta carta, liderado por Adriano N. de Brito, está se candidatando nesse pleito e se dirige à comunidade filosófica vinculada à Anpof para se apresentar.

Nos últimos anos, foi feito um trabalho com vistas a ampliar a participação dos membros de nossa comunidade na gestão da Anpof e no debate de temas acadêmicos relevantes. Um marco desta trajetória, foi a mudança dos estatutos da associação, o que aumentou a representatividade das diversas regiões brasileiras na diretoria. Além disso, criou-se mecanismos para o debate público nos fóruns do site da Anpof e promoveu-se uma divulgação mais abrangente da produção nacional por meio de publicações da associação.

Esta chapa tem o compromisso de continuar este projeto e de enfrentar os muitos e complexos desafios que ainda se põem à filosofia brasileira. Consideramos que dentre esses desafios, os seguintes contam como alguns dos mais urgentes: a escassez de recursos para financiar a pesquisa e os programas, o aperfeiçoamento da avaliação conduzida pela Capes, a qualificação contínua da produção discente e docente, a internacionalização com simetria, a filosofia no ensino médio, o financiamento da própria associação e o desequilíbrio entre gêneros, em desfavor das mulheres, na composição dos colegiados.

Julgamos que esses desafios demandam um esforço organizado, amplo e continuado que favoreça a discussão franca e plural na área de modo a que ela amadureça concepções; e demandam também um conjunto de ações concertadas para realizar as tarefas que o amplo debate aponte como necessárias. A Anpof desempenha aqui um papel central. Seja pela capilaridade que tem no âmbito da comunidade brasileira de pesquisadores em filosofia, seja pela independência que pode e deve manter face aos órgãos que avaliam e financiam a pesquisa no Brasil.

Apresentamo-nos, assim, à comunidade filosófica brasileira como candidatos à diretoria para o biênio 2017-2018 com a firme disposição para contribuir com as discussões que estão em nossa pauta, e com a nossa experiência para dar continuidade ao desenvolvimento da pesquisa em filosofia no país.

Adriano Naves de Brito (Unisinos), Alberto Barros (USP), André da Silva Porto (UFG), Antônio Carlos dos Santos (UFSE), Darlei Dall’Agnol (UFSC), Lucas Angioni (Unicamp), Patrícia Kauark (UFMG). [Diretoria]
Ana Leda Araújo ( UFPB), Fernando da Costa Mattos (UFABC) e Jovelina Ramos (UFPA)  [Conselho Fiscal].