GT Epicteto

APRESENTAÇÃO DO GT EPICTETO

Se quiser fazer parte de nosso grupo ou nos enviar comentários e sugestões, entre em contato conosco pelo mail: vivavoxdata@gmail.com

Nossos compromissos

A formação do referido grupo começou com a realização do Primeiro Colóquio Brasileiro sobre Epicteto, que ocorreu em São Cristóvão, Sergipe, em fevereiro de 2016. 

Neste grupo inicial estavam Dr. Aldo Dinucci (organizador do evento), tradutor do Encheiridion de Epicteto, trabalho publicado em 2014 pela universidade de Coimbra, e do Livro I das Diatribes de Epicteto, publicado em partes em revistas nacionalis e atualmente no prelo; Antonio Carlos de Oliveira Rodrigues, doutor em filosofia com dissertação e tese em Epicteto pela PUC/SP, publicadas em livro, atualmente aposentado. Entre os demais participantes desse grupo inicial, destacamos Diogo da Luz, doutorando em filosofia estoica pela PUC/RS, cuja dissertação de mestrado sobre Epicteto foi publicada em livro; Fernanda Lopes, doutoranda em Epicteto, cuja dissertação sobre Epicteto foi publicada em livro; Fernando Fontoura, doutorando em filosofia estoica pela PUC/RS, cuja dissertação de mestrado sobre Epicteto foi publicada em livro; Carlos Enéas, mestrando da UFF, pesquisando o pensamento de Musônio Rufo, professor de Epicteto; Danilo Patutti, mestrando da USP, pesquisando Epicteto.

No ano seguinte, em 2017, foi realizado o Segundo Colóquio Brasileiro sobre Epicteto, desta vez em Niterói, Rio de Janeiro, em fevereiro de 2017, sob a coordenação de Fernanda Lopes e Marcus Reis. O grupo voltou a se reunir.

No ano seguinte, 2018, foi a vez de Porto Alegre, que acolheu o Terceiro Colóquio Brasileiro sobre Epicteto simultaneamente na UNISINOS e na PUC/RS sob a Coordenação de Diogo Luz e Fernando Fontoura. 

Nesse mesmo ano de 2018, foi criado o periódico do grupo, que está agora em sua segunda edição, acolhendo trabalhos de divulgação para o grande público.

NO ano de 2019, o Quarto Colóquio Brasileiro sobre Epicteto ocorreu em União da Vitória, no Paraná, sob a coordenação do Dr. Thiago Stadler, da UNIPAR.

Durante esse período, o grupo se expandiu consideravelmente, contando agora também com os seguintes docentes: Juliana Aggio (UFBA, pós~graduação em filosofia, UFBA), Rafael Rodrigues Pereira (UFG, pós~graduação em filosofia, UFG)Joelson Nascimento (professor efetivo do IFES~SE). Donato Ferrara (licenciado em letras clássicas pela USP e diretor escolar) e Kelli Rudolph (Doutora em Filosofia pela Universidade de Cambridge e professora efetiva da Universidade de Kent, UK, Inglaterra). 

A professora Kelli Rudolph, que realiza pesquisa sobre o pensamento de Epicteto desde 2015 em conjunto com Aldo Dinucci, se associa ao grupo através de um projeto patrocinado pela Academia Britânica em convênio com a Universidade de Kent (Canterbury), que irá financiar o pós-doutorado de Aldo Dinucci, a vinda de Kelli Rudolph ao Brasil para ministrar cursos de treinamento para os membros do Pórtico e a ida de pesquisadores brasileiros de Epicteto para que apresentem seus trabalhos no Reino Unido.

Os trabalhos apresentados nos colóquios foram publicados na Revista Prometeus, associada ao Pórtico, em sucessivos dossiês.

Além dos professores, juntaram-se anos vários jovens pesquisadores, entre eles: Brenner Bruneto (Mestrando UFG) e George Felipe Bernardes Barbosa Borges (Mestrando UFG), ambos estudiosos do cinismo antigo, filosofia relacionada ao pensamento epictetiano; Marcus Resende (Doutorando UFS), estudioso da interseção entre os pensamentos de Epicteto e Galeno; Vilmar Prata (Doutorando UFS), estudioso do estoicismo imperial; e Marcelo Barreto (Mestrando UFBA), estudioso do Epicteto.

Com a formação do GT pretendemos difundir ainda mais as pesquisas sobre Epicteto no Brasil, filósofo de grande importância, anteriormente praticamente ignorado entre nós, cujo estudo tem se intensificado muito nos últimos anos pelo mundo afora. 

Em dezembro de 2020, o I Seminário de Pesquisa do GT Epicteto/ANPOF foi apresentado pelo projeto Estoicismo Artesanal.

Foi o maior evento sobre Estoicismo no Brasil de todos os tempos! 

O Seminário reuniu mais de 30 dos melhores e mais renomados pesquisadores acadêmicos brasileiros do Estoicismo e filosofias irmanadas, com destaque para @s Professor@s Doutor@s: Taynam Bueno, Mariana Condé, Rafael Rodrigues, Juliana Aggio, Danilo Costa Leite, Eduardo Boechat, Marcos Balieiro, Marcus Reis e Aldo Dinucci, além da contribuição internacional do Professor Doutor Kai Whiting, primando, contudo, pelo princípio estoico da igualdade ao garantir a tod@s os palestrantes o mesmo espaço e tempo, bem como a mesma divulgação, independentemente das suas titulações, desde os graduand@s até os pós doutor@s.

Tratou-se de um evento acadêmico de altíssima qualidade, realizado de forma aberta a tod@s.

No ano de 2021, umaveztendo sido alcançados seus obejtivos iniciais (estabelecer comunicação entre os pesquisadores de Epicteto no Brasil), foi encerrado o projeto inicial do Pórtico de Epicteto, havendo agora duas entidades: O Instituto Viva Vox e o GT Epicteto.