GT Estética

A fundação do GT de Estética da ANPOF ocorreu num encontro com representantes de várias unidades da Federação, no dia 22 de Setembro de 1999, no Rio de Janeiro. Trata-se de um dos grupos de trabalho mais longevos e com maior número de participantes da Anpof. É constituído por pesquisadoras e pesquisadores de todos os locais do Brasil, destacando-se pela diversidade de abordagem temática, que inclui desde os estudos de estética clássica até questões relativas à arte e à estética contemporâneas. Distingue-se também pela multiplicidade geracional, visto que reúne pesquisadores e pesquisadoras de diferentes faixas etárias formados no âmbito do próprio GT e dos PPGs. 

Nas duas últimas décadas, para além das atividades nos Encontros Nacionais de Filosofia da ANPOF, foram realizados encontros acadêmicos, nos quais participantes apresentaram as suas pesquisas e as debateram com colegas. Eis a lista completa dos encontros realizados até agora:

O I Encontro do GT de Estética ocorreu em abril de 2002, na PUC-RS, em Porto Alegre. O II Encontro do GT de Estética, aconteceu entre 29 e 30 de abril de 2004, na UNISINOS, em São Leopoldo-RS. O III Encontro do GT de Estética, ocorreu de 22 a 26 de maio de 2006, na Ilha Grande (RJ), sob os auspícios da UERJ. O IV Encontro do GT de Estética, realizou-se de 2 a 4 de Junho de 2008, em Ilhéus (BA), sob os auspícios da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz). O V Encontro do GT de Estética, aconteceu de 07 a 09 de junho de 2010, no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES – Campus Goiabeiras – Vitória – ES. O VI Encontro do GT de Estética, foi realizado de 23 a 25 de maio de 2012, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, sob os auspícios do Centro de Estudos de Filosofia da Arte da UFF, Niterói (RJ). O VII Encontro do GT de Estética, foi realizado em maio de 2014 pelo Centro de Estudos de Filosofia da Arte da UFF, Niterói (RJ). O VIII Encontro do GT de Estética,  foi realizado em maio de 2016, no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP - Ouro Preto (MG). O IX Encontro do GT de Estética, foi realizado de 22 a 24 de maio de 2018 no Instituto Moreira Salles, sob os auspícios da PUC-Rio. O X Encontro do GT de Estética, foi realizado virtualmente (por causa da pandemia da COVID19), com transmissão pela TV Aisthesis, entre 4 de março e 1º de abril de 2021. O XI Encontro do GT de Estética ocorreu no Museu de Arte da Bahia de 13 a 15 de junho  de 2022, sob os auspícios da UFBA. O próximo encontro irá acontecer em julho de 2024, em São Paulo.