Publicação do Dossiê "As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas históricas sobre o campo"
14/10/2024 • GT Filosofar e Ensinar a Filosofar
Publicação de Dossiê no volume 38 da Revista Educação e Filosofia, da UFU. Organizado por Rodrigues, Velasco e Gelamo, o volume conta com artigos de inúmeros membros do GT:
-
Apresentação do Dossiê: As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas históricas sobre o campo, por Augusto Rodrigues, Patrícia Del Nero Velasco, Rodrigo Pelloso Gelamo
-
La enseñanza de la filosofía en Argentina y la construcción teórica de su campo disciplinar: del giro filosófico a la virtualización de la realidad, por Gustavo Ruggiero
-
Gênese e Legado da História Contemporânea do Ensino de Filosofia no Brasil (1996-2004), por Dalton José Alves
-
O movimento pela volta da Filosofia ao ensino médio no contexto pós-1964: o primeiro Encontro Nacional de Departamentos de Filosofia e o Documento de Brasília, por Renê José Trentin Silveira
-
A especificidade e a transversalidade do Ensino de Filosofia na educação Básica brasileira: desafios frente ao cenário contemporâneo e à BNCC, por Adriana Mattar Maamari
-
Ensino de Filosofia e Formação de Opinião na Era Técnica, por Edgar Lyra
-
O NESEF como intelectual orgânico-coletivo: dos pés à cabeça e da cabeça aos pés, por Geraldo Balduino Horn
-
O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI): um percurso para pensarmos o campo do ensino de filosofia no Brasil, por Walter Omar Kohan, Daniel Gaivota Contage, Carlineide Justina da Silva Almeida