Publicação do Dossiê "As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo"
14/10/2024 • GT Filosofar e Ensinar a Filosofar
Publicação de Dossiê no volume 38 da Revista Educação e Filosofia, da UFU. Organizado por Rodrigues, Velasco e Gelamo, o volume conta com artigos de inúmeros membros do GT:
-
Apresentação do Dossiê: As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo, por Augusto Rodrigues, Patrícia Del Nero Velasco e Rodrigo Pelloso Gelamo
-
PROF-FILO: discrepâncias e perspectivas de um Mestrado Profissional em Filosofia, por Antonio Edmilson Paschoal
A produção educacional no campo do ensino de filosofia: lugares, sentidos e limites, por Felipe Gonçalves Pinto e Taís Silva Pereira
-
O Ensino de Filosofia nos níveis iniciais da Educação Básica: a recepção do paradigma de Matthew Lipman no Brasil, por Darcísio Natal Muraro e Antonio Oliveira Dju
-
Filosofia do Ensino de Filosofia: o debate da cidadania-filosófica a partir dos movimentos histórico-discursivos do campo, por Augusto Rodrigues, Patrícia Del Nero Velasco e Rodrigo Pelloso Gelamo
-
Pesquisa em ensino de Filosofia: um campo disciplinar?, por Sílvio Gallo
-
O Ensino de Filosofia: entre problemas epistemológicos e questões sociais, por Flávio de Carvalho
Filosofia do Ensino de Filosofia: algumas provocações sobre a constituição epistemológica do campo, por Jéssica Erd Ribas e Elisete Medianeira Tomazetti
-
Ensino de Filosofia e Pesquisa: campo de tensões, colaboração e produção de conhecimento, por Leoni Maria Padilha Henning
-
A presença da área Ensino de Filosofia nos cursos de licenciatura em Filosofia das universidades federais, por Christian Lindberg Lopes do Nascimento