GT Filosofia e Psicanálise

Com a criação em 2002 do Grupo de Trabalho Filosofia e Psicanálise, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), sob a coordenação de Vincenzo di Matteo (UFPE), essa área de pesquisa recebeu um significativo impulso ao congregar os pesquisadores de diversas instituições em várias regiões do país. Ciente de seu papel congregante, em 2004 o GT decidiu realizar congressos bianuais intercalados com os Encontros da ANPOF.

Assim, em 2005, realizou-se o I Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise na PUC de São Paulo sob a coordenação de Leopoldo Fulgencio com promoção do Grupo de Trabalho Filosofia e Psicanálise da ANPOF e do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas (GFPP) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP. A ampla participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros redundou na publicação de dois números especiais da Revista Natureza Humana (ISSN 1517-2430) com textos integrais tanto das conferências quanto de comunicações.

Em 2007, teve lugar o II Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, organizado pela UFSCar com a coordenação de Richard Theisen Simanke. Da realização resultou, além do caderno de resumos, a publicação da coletânea “Filosofia da Psicanálise: autores, diálogos, problemas”, São Carlos, Edufscar, 2010, (ISBN 978-85- 7600-211- 6).

Em 2009, a PUC-PR promoveu o III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise juntamente com o VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea, sob a coordenação de Francisco Verardi Bocca. Além do Caderno de Resumos (ISSN 2176-3968), uma seleção com textos integrais das apresentações foi publicada na Revista de Filosofia Aurora (ISSN 0104-4443, elSSN 1980-5934).

Sob a coordenação de Carlota Ibertis, a quarta edição do CIFP foi realizada na cidade de Salvador pela UFBA, com a participação da UFRB e da UEFS. A divulgação on-line dos resumos (Livro de resumos – ISBN: 978-85- 60667-79- 6) procurou oferecer condições de maximizar o aproveitamento das apresentações e discussões teóricas.

Em 2015, de 14 a 18 de setembro ocorreu o VI Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise na UFES em Vitória-ES. O VI CIFP teve como tema "Tempos de Guerras Atuais", em homenagem ao centenário da publicação do livro 'Reflexões sobre Tempos de Guerra e Morte", de Freud. A coordenação geral do evento esteve a cargo da Prof. Dra. Cláudia Murta, coordenadora do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof.

O VII Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise foi realizado de 20 a 22 de setembro 2017 na UFPI em Teresina-PI que teve como tema: “Corporeidade e Vulnerabilidade.” Dessa vez, o objetivo do Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise foi promover o debate sobre as questões da “Corporeidade e Vulnerabilidade” sob a ótica da Filosofia e Psicanálise, além de buscar extrair consequências clínicas e sociais no âmbito da temática proposta. A coordenação do evento esteve a cargo da Prof. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano, atual coordenadora do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof.

Em 2019, o GT Filosofia e Psicanálise, já sob a coordenação de Eduardo Ribeiro da Fonseca,  promoveu o “VIII Encontro Internacional de Filosofia da Psicanálise: Eu-Ser-Imagem", realizado na PUCPR, em Curitiba, nos dias 12, 13 e 14 de novembro daquele ano.

Este foi o nosso primeiro evento integralmente transmitido ao vivo pela Internet e registrado no canal do YouTube do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF, que reúne, além dos vídeos do evento, muitos outros materiais postados pelos membros do nosso GT. O canal conta atualmente com 1.553 inscritos e teve até fevereiro de 2021 cerca de 28.500 visualizações. Outro meio de divulgação dos trabalhos desse evento foi a realização do dossiê publicado na Revista Sofia (UFES) v. 9 n. 2 (2020): Dossiê Filosofia da Psicanálise: Eu, Ser, Imagem.  O dossiê reúne uma boa parte dos trabalhos apresentados em nosso Congresso de Curitiba e foi organizado por Claudia Murta e Eduardo Ribeiro da Fonseca.

Em 2020, ano do centenário de "Além do Princípio de Prazer" (1920), de Sigmund Freud, o GT organizou o dossiê "Pulsões de vida, pulsões de morte", na Voluntas - Revista Internacional de Filosofia. Os organizadores foram Ana Carolina Soliva Soria e Eduardo Ribeiro da Fonseca. Outra iniciativa relevante nesse âmbito foi a participação de Richard Theisen Simanke, Fátima Caropreso e Eduardo Ribeiro da Fonseca na publicação do Dossiê "Para ler Além do princípio de prazer", associado à edição comemorativa da tradução da obra de Freud acima mencionada publicada em 2020 pela Editora Autêntica.

Também em 2020, em pleno processo de isolamento social ocasionado pela pandemia, promovemos através do Canal GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF diversos eventos, entrevistas e depoimentos vinculados aos seus membros efetivos e convidados. A proposta é ter um acervo permanentemente disponível e sempre mais diversificado de assuntos ligados à Filosofia da Psicanálise.

Um dos destaques dessa programação de 2020 é a seção "Filosofia e Psicanálise Hoje: Entrevistas com Filósofos e Filósofas da Psicanálise", que durante o ano transmitiu ao vivo e produziu 10 entrevistas para o nosso acervo com: Ricardo Espinosa Lolas, Richard Theisen Simanke, Claudia Murta, Osmyr Gabbi Jr., Daniel Omar Perez, Leopoldo Fulgêncio, Zeljko Loparic, Oswaldo Giacóia Jr., Cristina Sparano e André Medina Carone. Em 2021 retomaremos as entrevistas que visam a popularização dos temas de pesquisa vinculados aos pesquisadores do GT e de outros colegas pesquisadores associados às nossas atividades.

Outro destaque da programação de 2020 foi o Colóquio virtual Filosofia, Psicanálise e Pandemia: Contemporaneidade, Sofrimento e Morte, ocorrido entre os dias 15 e 17 de julho de 2020 e promovido pelo GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF.  A história do surgimento deste Colóquio se confunde com a própria situação histórica em que ocorreu e que, de certa forma, o gerou. De fato, o início da pandemia foi um acontecimento que modificou profundamente todas as relações sociais, que já vinham se deteriorando anteriormente de maneira avassaladora devido às crises no âmbito político e econômico que já atravessávamos e que se acentuaram ainda mais com a crise sanitária. Foi nesse momento que nosso Grupo de Trabalho passou a perceber a necessidade debater essa crise sanitária e suas consequências para o pensamento psicanalítico, em um evento de proporções nacionais que reuniu alguns dos principais nomes que pesquisam a Filosofia da Psicanálise no Brasil, que, na ocasião, contou com 744 inscritos e que teve desde então cerca de 11.000 visualizações dos vídeos que registraram a integralidade das mesas-redondas (dados de 17 de dezembro de 2020). Os participantes foram Ericson Falabretti (Abertura), Zeljko Loparic (conferencista), Francisco Verardi Bocca, Weiny César Freitas Pinto, Rodrigo Barros Gewehr, Fernanda Silveira Correa, Allysson Alves Anhaia, Alessandra A. Martins, Suely Aires, André Medina Carone, Daniel Cardoso Severo, Vinicius Armiliato, Alessandra Helena Triaca, Letícia Campos e Silva, Julia Joergensen Schlemm, Eduardo Ribeiro da Fonseca, Ana Carolina Soliva Soria, William Mac-Cormick Maron, Maria Cristina de Tavora Sparano, Aline Sanches, Josiane Cristina Bocchi, Eladio Pablo Craia, Caroline Vasconcelos Ribeiro, Léa Silveira, Jessica Kellen Rodrigues, Claudia Murta e Daniel Omar Perez. Parte significativa dos textos dos trabalhos apresentados em nosso Colóquio Virtual foram publicados em Natureza Humana - Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise, v. 22, n. 2 (2020), intitulado "Filosofia, Psicanálise e Pandemia: Contemporaneidade, Sofrimento e Morte". Ressalte-se nesse evento e no dossiê publicado a forte presença de jovens pesquisadores recém associados ao GT. 

Um terceiro destaque da programação do Canal do GT foi o evento internacional "Segunda Jornada de História da Psicanálise da PUCPR" promovido pelo PPGF da PUCPR em associação com o GT Filosofia e Psicanálise e Instituto Winnicott, que reuniu nos dias 02, 03 e 04 de dezembro os seguintes pesquisadores: Luiz Eduardo Prado de Oliveira, Gilson Iannini, Richard Theisen Simanke, Zeljko Loparic, Fátima Caropreso, Caroline Vasconcelos Ribeiro, Eder Soares Santos,Caio Padovan, Tiago Santos Almeida, Vinicius Armiliato, Weiny César Freitas Pinto e Francisco Verardi Bocca. O evento discutiu temas ligados à história das traduções da obra freudiana e ao dossiê "Para ler Além do princípio de prazer", história da Psicanálise e Filosofia da Ciência, sobre o paradigma winnicottiano e sobre a história da filosofia da psicanálise no Brasil.

Para o ano de 2021, novamente tomado por incertezas no âmbito da crise sanitária mundial, programamos novos eventos virtuais e continuaremos com as iniciativas já iniciadas em 2020, tais como novas entrevistas com filósofas e filósofos da psicanálise, e novos dossiês relacionados às nossas pesquisas, O principal destaque do ano será a realização do Encontro do GT durante o evento XIX Encontro da Associação Nacional de Filosofia (ANPOF).