Publicações do GT (Conexões, nº 2)
11/05/2023 • GT Filosofia e Psicanálise
Neste nº 2 do Conexões, contamos com o lançamento dos livros de:
- Dra. Aline Sanches (UEM);
- Dra. Cléa Maria Ballão (Unicentro);
- Dra. Léa Silveira (UFLA);
- Me. Julio Fachini e Me. Guilherme Almeida de Lima.
Também divulgamos os artigos recém-publicados de:
- Caio Padovan (UNESP);
- Rodrigo Gewehr (UFAL).
Veja a seguir:
Livro: Deleuze e o Instinto de Morte: Debates com a Psicanálise.
Autora: Dra. Aline Sanches (UEM)
Editora: Appris
Neste livro, lançado em 15 de abril passado, pela professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), Dra. Aline Sanches, é apresentado uma análise minuciosa e original do debate inicial de Gilles Deleuze com a Psicanálise. A autora se dedica à pesquisa da clínica psicanalítica, da filosofia de Gilles Deleuze, assim como da filosofia da psicanálise, metapsicologia, epistemologia e história da psicologia. O livro é prefaciado por Richard T. Simanke e Hélio R. Cardoso Jr.:
"O trabalho aqui apresentado consiste numa produção exemplar do que pode encontrar de melhor nesse campo de estudos em Filosofia da Psicanálise". Richard T. Simanke.
"[...] a mais importante realização do livro em foco é a de que a prática freudiana, cujos textos Aline Sanches lê com rigor, possui complexidades que Deleuze explora a fim de deslocar o domínio transcendental que a psicanálise comporta". Hélio R. Cardoso Jr.
Insira o código DELEUZE20 para ganhar um desconto na compra do livro direto no site da editora.
* * *
Livro: O fim de análise e a formação do psicanalista: um diálogo com Jacques Lacan
Autora: Dra. Cléa Maria Ballão (Unicentro)
Editora: Filosofia de Combate
Ao meu ver, trata-se de um acontecimento dos mais expressivos no campo da literatura psicanalítica atual, na medida em que não apenas questiona o sentido da formação do psicanalista a partir de uma perspectiva histórica e filosófica, mas também verifica e analisa minuciosamente de que forma o fim de análise e a formação do psicanalista foram entendidos tanto por Freud, quanto por seus primeiros colaboradores. Além disso, ela nos apresenta também um contraponto do trabalho histórico, desta vez voltando-se à compreensão da clínica contemporânea, através da reflexão acerca do pensamento lacaniano sobre o mesmo assunto que coloca em questão especialmente as noções de “desejo do analista” e de “passe”. Dr. Eduardo Ribeiro da Fonseca.
* * *
Livro: A Travessia da Estrutura em Jacques Lacan.
Autora: Dra. Léa Silveira (UFLA)
Editora: Blucher
Nesta obra, lançada em 12 de abril passado, pela professora de Filosofia da Universidade Federal de Lavras, Dra. Léa Silveira, é exposta a obra de Lacan partindo de sua noção de sujeito e problematizando as determinações estruturais que o compõem.
Sobre o livro, diz Alessandra Affortunati Martins, Psicanalista e pesquisadora da Cátedra Edward Saïd (Unifesp): “[...] Se alguém busca uma obra capaz de explicitar problemas colocados pelo psicanalista francês, sem reduzi-los a fórmulas fáceis, tem em mãos um precioso material de estudo. Não encontrará um caminho sem pedras, mas terá, sem sombra de dúvida, um mapa detalhado e muito bem desenhado para seguir".
* * *
Livro: Filosofia, Psicanálise e Contemporaneidade (vol. 3)
Organização: Me. Julio Fachini e Me. Guilherme Almeida de Lima
Editora: Fi
Os autores trazem como núcleo investigativo desta obra o desdobramento dos pressupostos psicanalíticos traçados em uma perspectiva temporal e amparados por uma retrospectiva teórica e conceitual. Este volume possui como objetivo iluminar o significante Contemporaneidade com o olhar do passado, mas sem perder, no entanto, o horizonte e o destino epistemológico, metodológico e conceitual da psicanálise.
* * *
Artigos Publicados:
Título: Isidor Sadger y la primera descripción psicoanalítica de los fenómenos propios del narcisismo: Introducción a El esclarecimiento psicoanalítico en psiquiatría y neurología (1908).
Autor: Dr. Caio Padovan (UNESP)
Revista: Gradiva (ICHPA - Sociedade Chilena de Psicanálise)
Resumo: Caio Padovan faz uma apresentação do texto traduzido e seu autor, o psicanalista vienense Isidor Isaak Sadger. Neste artigo traduzido, dedicado à aplicação da psicanálise a fenômenos psicopatológicos pouco explorados pela literatura freudiana daqueles anos, Sadger introduz o conceito de narcisismo no campo psicanalítico. Aqui.
* * *
Título: Tradução de Grandes Epidemias de Émile Littré
Autor: Dr. Rodrigo Gewehr (UFAL)
Revista: Revista Filosófica de Coimbra
Resumo: Rodrigo Gewehr traduz de Émile Littré um ensaio (1836) que aborda a história das epidemias e tenta lançar as bases para uma história patológica da humanidade a partir dessas grandes calamidades. O texto também avança naquilo que Littré chama de "afecções menos grosseiras" e que se referem a "doenças nervosas", considerando-as também em seu caráter epidêmico, o que abre uma série de problemas para definir o que realmente é uma epidemia. Aqui.