Publicações do GT (Conexões, nº4)

11/07/2023 • GT Filosofia e Psicanálise

Nesta edição, divulgamos as publicações de:

  • Prof.ª Dr.ª Léa Silveira (UFLA); e
  • Profª. Drª. Silvana de Souza Ramos (USP).

Veja a seguir:

Livro: Pulsion de mort

Organizadoras:

Dr.ª Beatriz Santos (Université de Paris)

Dr.ª Monique David-Ménard (Institut ICI-Berlin)

EditoraHermann

Nesta obra debatida no evento que está na seção "Aconteceu..." do Informativo Conexões nº 4, a Prof.ª Dr.ª Léa Silveira (UFLA) escreve o capítulo “Suicide cellulaire et pulsion de mort. À partir de La sculpture du vivant, de J. C. Ameisen".

Ela toma como ponto de partida o livro “La sculpture du vivant”, de Jean Claude Ameisen, problematizando a possibilidade de articular o fenômeno da apoptose à argumentação de Freud em “Além do princípio de prazer” tomando como fio condutor o tema da morte de organismos unicelulares.

A hipótese assinalada é a de que a morte importa para a psicanálise na medida em que pode ser vinculada de uma forma ou de outra ao conflito psíquico – e não na medida em que possa ser reconhecida, seja como uma força metafísica, seja como tese que encontraria sua validação em pesquisas da biologia celular.

Por outro lado, a possível inteligibilidade do conflito psíquico não pode deixar de remeter a uma ideia de natureza humana que resiste às tentativas de desconstruí-la, sobretudo com a facticidade da repetição.

O texto defende, nesse sentido, que o enigma fundamental do conceito de pulsão de morte não é que a vida exprima uma tendência à morte ou que o prazer seja concebido negativamente, nem tampouco que o trauma apareça como repetição, mas que a repetição seja vivida como algo que se expressa como culpa.

 *   *   *

Revista: Discurso

[A revista Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da USP, surgiu em 1970]

Organizadora:

Prof.ª Dr.ª Silvana de S. Ramos  (USP)

Editora: USP

Edição histórica feita e debatida por filósofas sobre filósofas, sobretudo a figura da filósofa e professora Gilda de Mello e Souza (1919-2005), que tanto contribuiu para a filosofia no Brasil. Veja o sumário da revista aqui.