GT Genealogia e Crítica

Caracterização

"Genealogia” constitui um dos operadores teóricos mais importantes da filosofia dos dois últimos séculos. Ela se consolidou como um dos principais expedientes de análise das condições de emergência histórica dos conceitos, instituições e valores morais. Seu legado pode ser percebido nos mais diversos discursos de resistência e enfrentamento da rigidez e unilateralidade das estimativas de valor, tendo frutificado numa ampla e complexa reavaliação das estruturas epistemológicas e normativas consolidadas pelos sistemas da tradição filosófica. Nesta direção, concomitante ao seu papel de método de investigação filosófica, a genealogia desempenha uma função eminentemente crítica, donde o par teórico que designa este Grupo de Trabalho.

Nosso objeto de análise será, em primeiro lugar, os dispositivos, referenciais, expedientes e rupturas que constituem a própria Genealogia. Em primeiro lugar, isso nos conduzirá a uma análise cuidadosa da filosofia de Nietzsche e de alguns de seus interlocutores. Em segundo lugar, e como objeto mais substancioso, o grupo almeja discutir sobre: i) os desdobramentos e reformulações do dispositivo crítico-genealógico como instrumento de análise das condições sócio-históricas de constituição dos saberes modernos e das relações de poder, que encontra em Foucault, Agamben, Arendt, Deleuze, Derrida seus principais expoentes; ii) o impacto da crítica genealógica da racionalidade e da subjetividade nos pensadores do “inconsciente”, especialmente Freud, Jung e Lacan; iii) o resgate da crítica genealógica pela filosofia moral contemporânea em prol de um contraponto e alternativa a sistemas normativos como o utilitarismo, a deontologia e a ética do discurso; iv) a recepção da análise crítico-genealógica pela ética das virtudes e; v) o papel da genealogia na reflexão sobre as novas modalidades de normatização, como por exemplo, Foot, Williams, MacIntyre, ou mesmo nas análises e diálogos com Habermas, Honneth, Christoph Mencke, dentre outros.

"Genealogia e Crítica" constitui, assim, o leitmotiv para uma discussão ampla e multifacetada, que engloba uma série de autores e remete a outras várias temáticas e intersecções, dentre as quais pode-se destacar:
- Genealogia, Crítica, Poder;
- Genealogia, Desconstrução, Diferença;
- Genealogia, Racionalidade, Subjetividade;
- Genealogia, Ética das virtudes, Ética normativa;
- Genealogia, Psicanálise, Subjetividade;
- Genealogia, Deontologia, Consequencialismo, Ética do Discurso.

O GT Genealogia e Crítica pretende, portanto, franquear um espaço de pesquisa e debate, de caráter transversal e temático, que promova e estimule interações entre os autores e temas citados.