III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA - Memória e Finitude
25/02/2026 • GT Heidegger
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA “Memória e Finitude”
23-25 – Setembro de 2026
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal, Brasil
Em 2026, completam-se cinco décadas da morte de Martin Heidegger (1889-1976), pensador central da filosofia contemporânea e autor de uma obra que continua a provocar debates, releituras e rupturas em múltiplos campos do saber. Para marcar essa data, o III Seminário Internacional de Filosofia, com o tema: Memória e Finitude (IIISEIFIL), convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem trabalhos que explorem o impacto do pensamento de Heidegger nas diversas áreas do conhecimento, bem como sua recepção crítica à luz das abordagens filosóficas mais recentes.
O evento procura reunir estudos que analisem a obra de Heidegger sob diferentes perspectivas – desde a centralidade ontológica e existencial de Ser e Tempo, até os desdobramentos e inflexões de seu pensamento tardio, incluindo suas indicações sobre a técnica, arte, linguagem e história do ser. Em suma, com uma proposta aberta ao diálogo interdisciplinar e ao rigor filosófico, o Seminário pretende oferecer um espaço de reflexão sobre o legado da obra de Heidegger, seus impasses e potencialidades, promovendo uma análise crítica de sua influência na filosofia contemporânea.
O IIISEIFIL será realizado presencialmente. A critério da Comissão Organizadora e do Comitê científico, palestras remotas poderão ser incorporadas à Programação, em virtude da relevância e da adequação ao tema proposto. O Seminário conta com palestras, sessão de comunicações e minicursos.
Submissão de trabalhos
Para submeter propostas para apresentação de trabalhos, deve-se enviar ao endereçomemoriaefinitude2026@gmail.com Resumo (entre 8-12 linhas, TNW 12) com Título, Autor, titulação, 03 palavras-chave e Instituição. A Data limite para submissão de propostas é 26 de maio de 2026. O tempo de exposição do trabalho é de 20 min (+ 10 min. de debate). Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão incluídos na Programação do Seminário divulgada na web-page do PPGFIL https://posgraduacao.ufrn.br/364 , a partir de 10 de Junho de 2026. Idiomas oficiais: Português, espanhol, francês, italiano e inglês.
Comissão Organizadora
Oscar Federico Bauchwitz (UFRN)
Gilvanio Moreira Santos (UFCA)
Gisele Amaral Dos Santos (UFRN)
Gabriel Pinheiro Menezes (PPGFIL-UFRN)
Comitê Científico
Acylene Maria Cabral Ferreira (UFBA)
Claudia Pellegrini Drucker (UFSC)
Deborah Moreira Guimaraes (UFMG)
José Ordoñez García (Universidad de Sevilla) Marco Antônio Casanova (UERJ)
Oscar Federico Bauchwitz (UFRN)
Realização:
Programa de Pós-Graduação em Filosofia – UFRN
Programa de Pós-Graduação em Filosofia – UERJ
Programa de Pós-Graduação em Filosofia – UFS