GT História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga

O GT “História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga” foi criado e oficialmente apresentado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em setembro de 2000, tendo como base o Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo (CEPAME), que desde 1992 congregava alunos e professores em seminários e colóquios regulares, bem como na publicação de “Cadernos de Trabalho”, destinados a fomentar os estudos no domínio da Filosofia Medieval.  A primeira reunião do GT ocorreu por ocasião do IX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, em 2000. A segunda reunião ocorreu durante o X Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, em 2002. Nessa ocasião, a coordenação do GT passou ao Alfredo Storck (UFRGS) e Ernesto Perini-Santos (UFMG), que receberam a incumbência de implementar, além dos encontros nas ANPOFs, reuniões anuais e temáticas congregando um número mais restrito de participantes. O primeiro desses encontros ocorreu em 2003 e desde então tais eventos, bem como as reuniões nas ANPOFs, têm se repetido regularmente. Entre 2009 e 2012, a coordenação do GT ficou a cargo de Rodrigo Guerizoli (UFRJ). Marco Aurélio Oliveira da Silva (UFBA) exerceu a função de coordenador do GT entre 2012 e 2014, seguido por Carlos Eduardo Oliveira. Entre 2018 e 2022, Cristiane Negreiros Abbud Ayoub (UFABC) e Ana Rieger Schmidt (UFRGS) exerceram a função de coordenação. Atualmente o GT é coordenado por Roberta Miquelanti (UFBA). O último encontro do GT ocorreu entre 28 e 30 de novembro de 2023 na PUC-SP.  

Desses encontros resultaram publicações importantes para a área no cenário filosófico nacional [1]. O GT também é responsável pela publicação da Translatio - Caderno de Resenhas do GT História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga, que tem por objetivo colocar à disposição da comunidade acadêmica resenhas sobre publicações recentes na área, contando com quatorze edições. Atualmente, a publicação encontra-se sob a responsabilidade do prof. Pedro Calixto (UFJF).  Os reflexosdo trabalho realizado pelo GT também podem ser notados com a consolidação da comunidade dedicada à Filosofia Medieval no Brasil, e no crescimento do GT, que conta hoje  entre seus membros mais de 20 professores e pós-graduandos de diferentes regiões do país.

No XX Encontro da ANPOF, o GT receberá comunicações versando sobre diferentes temáticas da filosofia medieval, incluindo filosofia medieval latina, árabe e judaica, e em diferentes áreas, como epistemologia, lógica, ética, política e estética. Os discentes de pós-graduação com trabalhos aprovados são convidados/as a enviar seu texto com antecedência para a coordenação do GT (até 30 de agosto), visando proporcionar uma discussão mais qualificada da pesquisa por meio de comentários propostos pelos membros do GT.

 

 

 

 

 


[1] Segue-se a lista de publicações resultantes dos encontros do GT: “Os debates medievais acerca da eternidade do mundo”, publicado em Analytica, vol.5, n.1, 2003; “A cie?ncia no peri?odo medieval”, em Analytica vol. 9, n.1, 2005;  dossiê “A causalidade na Filosofia Medieval”, publicado em Cadernos de Histo?ria e Filosofia da Cie?ncia, vol.15, n.2, de 2005; “A noc?a?o de ideia na Filosofia Medieval, em Discurso, v. 40, 2010; “A recepc?a?o medieval dos Segundos Anali?ticos”, publicado em STORCK, A. (Org.), In Aristotelis Analytica Posteriora: estudos acerca da recepc?a?o medieval dos Segundos Anali?ticos. Porto Alegre: Linus, 2009; “Necessidade e Continge?ncia na Filosofia Medieval”, em Doispontos, v. 7, n. 1, 2010; Argumentac?a?o e interpretac?a?o na Filosofia Medieval, em Philo?sophos, v. 16, n. 1, 2011; Teorias da predicac?a?o na Filosofia Medieval, publicado em Analytica, v. 14, n. 2, 2010; “Linguagem e verdade na Filosofia”, publicado em SILVA, M. A. O. a (org.), Linguagem e Verdade na Filosofia Medieval, Salvador: Quarteto, 2013; Dissertatio - Volume Suplementar 10, Dez. 2020; “Filosofia prática e Especulação no Pensamento Medieval”, em Doispontos, v. 18, n. 1, 2021.