A Teoria como prática libertadora na obra de bell hooks ?Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade?: Uma análise à luz da perspectiva decolonial
V.19 N. 1 (2022): Inverno de 2022 - Publicação Contínua • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Adriana Souza Simões; Loiane Prado Verbicaro; Raquel Amorim dos Santos
Resumo:
O artigo busca discutir a educação a partir do livro de bell hooks “Ensinando a transgredir: a educação como pratica da liberdade”, trazendo questões que nos permitam compreender o papel da educação atuante no enfrentamento de práticas de ensino que reforçam poder e dominação. Pretende-se promover um debate de forma a confrontar o ensino que ainda é permeado por uma pedagogia tradicional e um currículo eurocêntrico. Por intermédio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o artigo propõe-se a discutir o quanto uma pedagogia revolucionária e anticolonial é necessária para não reforçar os sistemas de dominação no campo do saber; e a contextualizar a importância do pensamento decolonial para transformar o sistema de ensino.
Abstract:
The article seeks to discuss education from bell hooks' book "Teaching to transgress: education as a practice of freedom", bringing questions that allow us to understand the role of active education in facing teaching practices that reinforce power and domination. It is intended to promote a debate in order to confront the teaching that is still permeated by a traditional pedagogy and a Eurocentric curriculum. Through bibliographic research with a qualitative approach, the article proposes to discuss how much a revolutionary and anti-colonial pedagogy is necessary in order not to reinforce the systems of domination in the field of knowledge; and to contextualize the importance of decolonial thinking to transform the education system.
ISSN: e-ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8214/6909
Palavras-Chave: educação, ensino, práticas pedagógicas, decolonialidade e mulheres negras.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.