Cuncta quatiam: Medeia abala estruturas

n 22 (January, 2018) • Archai: As Origens do Pensamento Ocidental

Autor: Renata Cazarini de Freitas

Resumo:

O fim moralmente aporético da tragédia latina Medeia, de Sêneca, estarrece o leitor. Depois de ter matado os dois filhos em um ato de vingança contra Jasão, a figura feminina mítica é alçada ao céu em uma carruagem alada para uma saída triunfal. Como é que essa mulher repudiada e irada acaba por ser uma espécie de heroína para o dramaturgo estóico? Acontece que, para Sêneca, a virtus não é medida por boas ações no campo de batalha, mas como uma disposição mental para enfrentar adversidades. Em uma série de ocasiões, Sêneca escreve sobre o ser humano virtuoso e sua consistência de caráter. Tratamos neste artigo da Epistula 120 sobre epistemologia, da obra filosófica De providentia e das peças Medea e Hercules Furens na tentativa de elucidar o processo através do qual a princesa bárbara recupera sua identidade, longe dos homens, mais perto dos deuses.

DOI: https://doi.org/10.14195/1984-249X_22_10

Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8723/7470

Palavras-Chave: Medeia,Sêneca,Teatro,Filosofia,Virtude

Archai: As Origens do Pensamento Ocidental

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