Dramatic devices and philosophical content in Plato’s Symposium

n 9 (july, 2012) • Archai: As Origens do Pensamento Ocidental

Autor: Carl O'Brien

Resumo:

O Banquete de Platão serve-se de recursos dramáticos diversos, tais como a história-moldura, a organização dos discursos e o ensino de Diotima enquanto meios de orientação do leitor pela mensagem filosófica subjacente, a qual inclui um exame do sistema socrático de educação. Os discípulos de Sócrates demonstram notável entusiasmo pela filosofia, mas parecem incapazes de distinguir o amor por Sócrates do amor pela sabedoria. Agatão ocupa posição de destaque: devido a um trocadilho com o seu nome, a jornada do jantar em sua casa se tornará na ascensão em direção ao Bem. Além disso, ele representa a educação sofística e poética, assim como cada um dos oradores representa algum tipo particular de conhecimento, o que implica que não se deveria simplesmente impingir pedantismo a Eurixímaco, ou tomar o discurso de Aristófanes enquanto um interlúdio cômico. Eles formam, antes, uma complexa rede intertextual. Alcibíades exibe as fraquezas de um homem inábil ou relutante em seguir a totalidade do ensino socrático. Sua solicitação de ser conduzido por Agatão simboliza a incapacidade de encontrar o próprio caminho do Bem, ao passo que a interrupção da ordem bem organizada do banquete pelos boêmios lembra a atitude dos tiranos e de outros homens hostis à filosofia. Apesar dessa crítica aos estudantes de Sócrates, o Banquete finaliza com uma nota positiva. As ações finais de Sócrates ocupam-se das outras pessoas – uma crítica implícita a quem sustenta que a filosofia subverte os laços sociais.

Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8346/6908

Archai: As Origens do Pensamento Ocidental

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