A DIMENSÃO MULTICULTURAL DA NOVA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL

N. 1 (2006) • Artefilosofia

Autor: Luís Fernando Lazzarin

Resumo:

Este artigo analisa a abordagem multicultural da experiência com música, proposta pela Nova Filosofi a da Educação Musical (NFEM), dentro de seu modelo multidimensional. Apresento, primeiramente, as idéias centrais do multiculturalismo e em seguida sua infl uência na visão multidimensional da NFEM, que comporta uma tríplice compreensão do termo ‘música’: uma atividade humana universal, uma atividade humana com manifestações contextualizadas e a cristalização desta atividade na forma de obras musicais. Ao tensionar alguns conceitos e idéias, sobretudo a respeito da diferença, levanto algumas questões a serem repensadas pela abordagem multicultural em Educação Musical (EM), a partir da proposta da NFEM.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/806/761

Palavras-Chave: Educação Musical,Nova Filosofia da Educação M

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP