VILLA-LOBOS E O CANTO COLETIVO NA ERA VARGAS (1930-1945)

N. 1 (2006) • Artefilosofia

Autor: Guilherme Paoliello

Resumo:

Este artigo discute a obra pedagógica e a concepção de Educação Musical de Heitor Villa-Lobos a partir do conceito de Imaginação Social, desenvolvido por Bronislaw Baczko (1985). Ao considerar “o peso do imaginário sobre as práticas coletivas”, este conceito possibilitou uma análise das implicações estéticas, ideológicas e pedagógicas do modelo villalobiano, sobretudo em suas formas de organização dos coletivos, no contexto da “Era Vargas” (1930-1945). O “Guia Prático”, trabalho que sintetiza as idéias do compositor brasileiro a respeito do papel da música na educação, é objeto de análise a partir dessas premissas conceituais.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/804/759

Palavras-Chave: Villa-Lobos,Canto Orfeônico,Era Vargas,Imagin

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP