ESTUDO DO MOVIMENTO E A PREPARAÇÃO TÉCNICA E ARTÍSTICA DO INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

N. 1 (2006) • Artefilosofia

Autor: Lígia Losada Tourinho, Eusébio Lôbo da Silva

Resumo:

Este artigo desenvolve uma refl exão sobre o conceito de estudo do movimento voltado para a preparação técnica do intérprete de dança contemporânea - entendendo a mesma como uma das possíveis artes da cena. Desenvolvemos primeiramente uma refl exão sobre a dança contemporânea, seus primórdios e infl uências. Refl etimos em seguida sobre a importância da relação do artista da cena contemporânea com seu corpo próprio e adotamos o estudo da fenomenologia de Merleau-Ponty como diretriz metodológica para se pensar a dança. Este artigo parte da idéia de que o conceito de preparação corporal atual não signifi ca mais uma linguagem que o dançarino deva dominar para dançar. O conceito de estudo do movimento desenvolvido na atualidade coloca o dançarino contemporâneo dentro de um outro paradigma - a técnica como instrumento de auto-conhecimento. Não se precisa de um corpo formatado dentro de uma estética específi ca, mas um corpo disponível - energia e vida conduzida para um processo de criatividade e expressão. Dança-se com o corpo que se tem, com seu corpo próprio, e não com o corpo que se imagina ter

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/801/756

Palavras-Chave: Artes Cênicas,Dança,Estudo do Movimento,Prepa

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP