A DISPUTA DE AMOR E LOUCURA, SEGUNDO LOUISE LABÉ

N. 1 (2006) • Artefilosofia

Autor: Imaculada Kangussu

Resumo:

O presente artigo é uma tentativa de apresentar as refl exões sobre o eros presentes na obra de Louise Labé (1522-1566), intitulada Disputa de Loucura e de Amor. A apresentação contextualiza o diálogo, mostrando sua relação com outros textos sobre o mesmo tema, no mesmo período histórico. E, sobretudo, ressalta sua singular diferença comparando-o com os diálogos eróticos escritos por homens, tendo como foco destacar o potencial feminista presente na obra. Evitarei destruir o que são no texto sutis insinuações e colocar em seu lugar certezas conclusivas.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/795/750

Palavras-Chave: Amor,Loucura,Diálogos eróticos,Renascimento,E

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP