A IMAGINAÇÃO NA CRÍTICA KANTIANA DOS JUÍZOS ESTÉTICOS

N. 1 (2006) • Artefilosofia

Autor: Hélio Lopes da Silva

Resumo:

Este artigo mostra que na segunda edição (1787) da Crí- tica da Razão Pura Kant despoja a imaginação de uma boa quantidade de seus atributos anteriores (1781), e que esta modifi cação deixou seus efeitos perniciosos em sua terceira Crítica do Juízo. De fato, este artigo argumenta no sentido de que uma estética kantiana original e autêntica só seria possível quando a concepção kantiana anterior fosse recuperada.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/794/749

Palavras-Chave: Imaginação,Crítica do Juízo,Kant

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP