A VERDADE TEATRAL EM STANISLAVSKI E PETER BROOK: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONCEITO DE VERDADE

N. 2 (2007) • Artefilosofia

Autor: Martha Dias da Cruz Leite, Eusébio Lobo da Silva

Resumo:

A verdade teatral é um tema freqüentemente discutido por artistas e pesquisadores de teatro, como também alvo de uma constante busca por aqueles que se dedicam com um mínimo de seriedade ao fazer teatral. Com o intuito de realizar uma refl exão sobre a questão da verdade teatral, este artigo opera uma comparação entre as teorias dos diretores Konstantin Stanislavski e Peter Brook, sob a ótica do conceito de verdade, termo freqüentemente utilizado por ambos para referirem-se a uma certa qualidade expressiva essencial ao trabalho do ator. O objetivo deste artigo é discutir, ao longo de uma análise de seus procedimentos metodológicos, concepções de teatro e opções estéticas, em que pontos ambas as teorias se contrapõem ou se encontram na questão da verdade teatral.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/781/737

Palavras-Chave: Verdade Cênica,Interpretação Teatral,Stanisla

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP