O FINGIDOR E O FILÓSOFO: BREVE ENSAIO ACERCA DO UT PICTURA POESIS

N. 2 (2007) • Artefilosofia

Autor: Ana Lúcia M. de Oliveira

Resumo:

Este artigo pretende abordar o paralelo entre a pintura e as artes discursivas em sua confi guração fi losófi ca grega. Enfocando especifi camente os Diálogos platônicos, não se tratará de desenvolver um exame detalhado da mímesis em Platão, mas apenas de destacar alguns textos em que o fi lósofo recorre à comparação do discurso retórico e da poesia com a pintura, para detectar não apenas as motivações anti-sofísticas que originam tal paralelo como também a concepção de representação mimética que o enforma. No curso da análise, destacar-se-á o critério decisivo da distância em relação à verdade, que constitui tanto um ponto de aproximação entre as artes miméticas quanto um fator determinante para sua condenação pelo fi lósofo.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/773/729

Palavras-Chave: Mímesis,Ut pictura poesis,Retórica,Platão

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP