O DRAMA DA REDENÇÃO: A CRÍTICA DE NIETZSCHE AO PARSIFAL DE WAGNER

N. 3 (2007) • Artefilosofia

Autor: Fernando R. de Moraes Barros

Resumo:

Trata-se de indicar como Nietzsche, ao empreender uma análise fi siopsicológica de obras musicais, não apenas passa a utilizar o procedimento genealógico em suas ponderações esté- ticas, mas também acaba por fazer da crítica à derradeira obra de Richard Wagner – Parsifal – o momento ideal para desmascarar o estratagema contido na idéia mesma de redenção, algo que não pode deixar de se colocar, ao menos do ponto de vista nietzschiano, como um questionamento radical de nossos mais supremos juízos de valor.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/758/714

Palavras-Chave: Nietzsche,Wagner, Fisiopsicologia da música,R

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP